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II Colóquio Internacional sobre a História do Livro ressalta a memória da educação

 II Colóquio Internacional sobre a História do Livro ressalta a memória da educação

SÃO LUÍS – Com o tema “Livros e as bibliotecas como memória da Educação”, foi realizado, na segunda-feira, 21, no Auditório Central da UFMA, a abertura do II Colóquio Internacional sobre a História do Livro, da Leitura e das Bibliotecas.

O evento tem por objetivo traçar um histórico do uso dos livros como ferramenta essencial na educação, além de contextualizar o estímulo à leitura, em meio à tecnologia do mundo atual, promovendo o debate com professores e pesquisadores do Brasil e do exterior.

O Colóquio é uma realização do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (Nedhel), em parceria com os Programas de Pós-graduação em Educação e o Departamento de Biblioteconomia da UFMA.

A conferência de abertura foi ministrada pelo professor da Universidade de Lisboa Justino Magalhães. Traçando uma análise historiográfica e pedagógica, o docente abordou as mudanças ocorridas dentro das bibliotecas, explicando que, mesmo na era tecnológica, o diálogo entre obra e leitor permanece inalterado no modo digital.

“Os livros têm uma ordem para conduzir o leitor. E existe um diálogo estabelecido entre leitor e obra, que é algo orientado. Quer seja em um livro escolar, quer seja em um romance, ele tem uma ordem específica, uma unidade própria”, ressaltou.

De acordo com o professor e coordenador geral do evento, César Castro, é de suma importância promover um evento com essa questão em um nível nacional e internacional.

“Hoje há uma discussão nacional e internacional sobre os livros, a leitura e as bibliotecas diante das novas tecnologias da informação e da comunicação. Diante disso, trouxemos professores e pesquisadores dessa área, e é exatamente daí que vem essa importância em discutir como se dão as práticas leitoras em tempo e espaços diversos”, comentou Castro.

A reitora Nair Portela enfatizou que o assunto tem sua importância no incentivo à educação da comunidade, impulsionando a criação e o desenvolvimento de bibliotecas em instituições de ensino.

“É muito importante a temática desse evento e a presença desses pesquisadores, que se debruçam sobre a questão, sempre escrevendo, analisando e apontando o caminho, buscando levar até os nossos gestores políticos questões como essas, que podem e devem ser inseridas na vida das pessoas, como o livro, a leitura e as bibliotecas”, analisou.

Saiba mais

A conferência de encerramento será ministrada pelo historiador francês Roger Chartier, nesta terça, 22, e alguns dos tópicos discutidos serão os desafios do mundo digital diante das práticas de leitura e os desafios das resistências das bibliotecas perante a acessibilidade de obras por meio da internet.

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Produção: Géssica dos Anjos
Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Câmpus Bacanga
Texto: Tatiane Raquel

NEDHEL - Editor

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