Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

MUSEU E ESCOLA: conhecer para presevar

NEDHEL - UFMA > Eixo 2 - XII EMHE (Trabalhos Completos) > MUSEU E ESCOLA: conhecer para presevar

MUSEU E ESCOLA: conhecer para presevar

access_time9 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Resumo

O presente artigo busca, por meio de pesquisa analítica-bibliográfica, identificar e compreender a noção de cultura patrimonial e preservação do patrimônio, bem como apresentar os museus e sua importância para a manutenção das tradições de uma sociedade, relacionando o costume de colecionar artefatos com educação e a significância do sentimento de pertencimento cultural para o desenvolvimento da comunidade em geral. Atrelando cultura e povo, busca-se não apenas destrinchar os termos, mas também analisar como o passado de uma determinada comunidade pode facilitar o entendimento do presente e desenhar caminhos para o futuro. A ideia de patrimônio, perpassa pela concepção de preservação, pois para que algo possa ser considerado um bem material, é necessário que se tenha um alicerce cultural que possa o identificar como representante da malha histórica de determinado povo ou localidade. Só se defende aquilo que se conhece, por isso, considera-se de extrema relevância ter entendimento sobre cultura patrimonial e a escola é uma das instituições sociais mais importantes nesse processo, pois é formadora de opiniões e propagadora de conhecimento, servindo como viés de promoção e difusão dos bens culturais e materiais de cada região. Se trata de um tema ainda bastante tímido no âmbito escolar, mas faz-se importante discutir e propor atividades em sala de aula e extraclasse, extracurriculares e artísticas, para proporcionar aos estudantes vivências significativas com o tão falado patrimônio cultural e material.

Palavras-chave

Cultura. Patrimônio. Museu.

Eixo 2

trabalhos completos

Resumo

Ana Caroline de Lima Silva, Maiara Thais de Sousa Cardoso

Título

MUSEU E ESCOLA: conhecer para presevar

Mais Recente LIVROS ESCOLARES PRODUZIDOS NO BRASIL E EM PORTUGAL NO PERÍODO DE 1820 A 1920: Gramáticas
Mais Antigo ENTRE POEIRA, LIVROS E SABERES: O PATRIMÔNIO BIBLIOGRÁFICO DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO PARÁ

Deixe um comentário Cancelar resposta

Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up