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Título
O ENSINO PRIMÁRIO NO BRASIL: a implantação do modelo graduado de escola
Autor (es)
Wellen Conceição da Silva | Rosângela da Silva Barros Moura | Jéssica Paulina da Silva Cavalcante
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar como se deu a implantação do modelo graduado de escola no Brasil e as transformações ocorridas na educação a partir do século XIX. Em um breve histórico da escola primária no período do final do Império e da primeira Republica no Brasil, a educação configura-se paulatinamente uma ação institucional escolar, ou seja, produzida na instituição que historicamente aprimorou-se na tarefa educativa, a saber, a escola. No período republicano foram criadas as escolas isoladas e, os grupos escolares também conhecidos como escolas graduadas, sendo as escolas isoladas aquelas que possuíam uma única sala e os alunos não tinham distinção de idades, o ensino era ministrado por um único professor e que em sua maioria não possuíam formação docente. Diferentemente das escolas isoladas que não tinham estruturas adequadas, os grupos escolares trouxeram a ideia de implantação e organização por meio da construção de locais apropriados e como uma experiência escolar e institucionalização inovadora, a atuação dos discentes se dava de acordo com o grau ou a série em que se situavam o que constituía e implicava em uma crescente forma de conhecimento. Esse sistema de ensino primário foi difundido com o objetivo de atender as exigências estabelecidas pelo desenvolvimento da sociedade e também aos pedidos da população. Com o passar dos tempos esses grupos escolares se desenvolveram na zona urbana, enquanto isso na zona rural continuou predominando as escolas isoladas. Foi nesse período também que surgiu uma outra modalidade escolar considerada como uma intermediária entre a escola isolada e o grupo escolar e que também se caracterizou uma forma de escola graduada, as chamadas escolas reunidas, diferente do grupo escolar essa modalidade possuía baixo custo, pois não exigia uma estrutura apropriada. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, e autores como VIDAL (2006), SAVIANI(2006) e CORRÊA (2002) subsidiam essa análise.
Palavras-chave
História da Educação
|Escola Graduada
|Ensino Primário
Title
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