Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

W_C_da_S__R_da_S_B_M__J_P_da_S_C.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 3 - XII EMHE (Resumos) > W_C_da_S__R_da_S_B_M__J_P_da_S_C.pdf

W_C_da_S__R_da_S_B_M__J_P_da_S_C.pdf

access_time12 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Título

O ENSINO PRIMÁRIO NO BRASIL: a implantação do modelo graduado de escola

Autor (es)

Wellen Conceição da Silva | Rosângela da Silva Barros Moura | Jéssica Paulina da Silva Cavalcante

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar como se deu a implantação do modelo graduado de escola no Brasil e as transformações ocorridas na educação a partir do século XIX. Em um breve histórico da escola primária no período do final do Império e da primeira Republica no Brasil, a educação configura-se paulatinamente uma ação institucional escolar, ou seja, produzida na instituição que historicamente aprimorou-se na tarefa educativa, a saber, a escola. No período republicano foram criadas as escolas isoladas e, os grupos escolares também conhecidos como escolas graduadas, sendo as escolas isoladas aquelas que possuíam uma única sala e os alunos não tinham distinção de idades, o ensino era ministrado por um único professor e que em sua maioria não possuíam formação docente. Diferentemente das escolas isoladas que não tinham estruturas adequadas, os grupos escolares trouxeram a ideia de implantação e organização por meio da construção de locais apropriados e como uma experiência escolar e institucionalização inovadora, a atuação dos discentes se dava de acordo com o grau ou a série em que se situavam o que constituía e implicava em uma crescente forma de conhecimento. Esse sistema de ensino primário foi difundido com o objetivo de atender as exigências estabelecidas pelo desenvolvimento da sociedade e também aos pedidos da população. Com o passar dos tempos esses grupos escolares se desenvolveram na zona urbana, enquanto isso na zona rural continuou predominando as escolas isoladas. Foi nesse período também que surgiu uma outra modalidade escolar considerada como uma intermediária entre a escola isolada e o grupo escolar e que também se caracterizou uma forma de escola graduada, as chamadas escolas reunidas, diferente do grupo escolar essa modalidade possuía baixo custo, pois não exigia uma estrutura apropriada. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, e autores como VIDAL (2006), SAVIANI(2006) e CORRÊA (2002) subsidiam essa análise.

Palavras-chave

História da Educação

|

Escola Graduada

|

Ensino Primário

Title

W_C_da_S__R_da_S_B_M__J_P_da_S_C.pdf

Mais Recente F_W_C_L__M_G_R_de_B.pdf
Mais Antigo F_P_C_J.pdf
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up