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M_do_C_A_da_C.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 3 - XII EMHE (Resumos) > M_do_C_A_da_C.pdf

M_do_C_A_da_C.pdf

access_time12 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
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Título

OS SABERES A E PARA ENSINAR MATEMÁTICA NO CURSO NORMAL MARANHENSE (1874-1920)

Autor (es)

Maria do Carmo Alves da Cruz

Resumo

O Estado do Maranhão como vários outros do Brasil, bem como todo ocidente, institucionalizou a formação de professores no século XIX. Esta institucionalização em solo maranhense teve vários momentos até efetivar-se, dentre eles destacamos a criação da Escola Normal pela Lei Nº. 1088 de 19 de junho de 1874 e subsidiada pela Sociedade Onze de Agosto, dezesseis anos depois, o Decreto Nº. 21 de 15 de abril de 1890, regulamenta a efetivação de uma Escola Normal sob reponsabilidade total do Estado. A partir de produções historiográficas elaboradas pelo GHEMAT Brasil, bem como análise de fontes, tais como a legislação para o curso normal em contexto maranhense, pretende-se, discutir quais saberes a ensinar e para ensinar matemática eram contemplados na formação inicial das normalistas; busca-se identificar as relações existentes entre os saberes matemáticos a ensinar e os saberes para ensinar matemática no ensino primário daquele período; o estudo pretende ainda, refletir acerca da importância dos conhecimentos matemáticos para a sociedade e como a formação inicial dos professores é importante para ressignificar os conteúdos na aprendizagem dos alunos. A abordagem é qualitativa, através dos aportes teóricos e metodológicos da nova história cultural, oriundos basicamente dos estudos Chartier (2017), nas discussões em torno da institucionalização da formação de professores buscamos auxílio em Borer (2017), no que tange aos saberes na formação do educador matemático, Valente (2017), para discutir a formação das normalistas para ensinar matemática Valente e Pinto (2017), sobre a Escola Normal em São Luís, os estudos de Castro (2007) foram muito importante, enquanto a análise do ensino de matemática na Escola Normal, foi pautada em Soares (2018;2016). A investigação permitiu encontrar diferentes denominações referentes aos conteúdos pertencentes à matemática: aritmética; geometria; agrimensura; levantamento de plantas; desenho linear; trigonometria, dentre vários outros. Pela estrutura curricular do Curso Normal, a metodologia utilizada na formação inicial destas professoras contemplava inicialmente os estudos nos saberes a ensinar, já os saberes para ensinar matemática eram contemplados no segundo ano do curso.

Palavras-chave

Saberes Matemáticos

|

Curso Normal

|

Formação Inicial

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