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L_N_F__V_D_de_O_F.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 3 - XII EMHE (Resumos) > L_N_F__V_D_de_O_F.pdf

L_N_F__V_D_de_O_F.pdf

access_time12 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
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Título

O LICEU RIBAMARENSE I: a prática pedagógica de educação integral no ensino escolar

Autor (es)

Luzinete Nascimento Frazão | Valéria Duarte de Oliveira Fernandes

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo caracterizar o processo de constituição, criação e desenvolvimento do Liceu Ribamarense I no recorte temporal que se iniciou com a sua fundação no ano de 2008 até 2015, abordando os aspectos que impulsionaram a criação desta escola bem como a caracterização de como se efetiva a prática pedagógica desta instituição. O trabalho foi construído, tomando como referências historiográficas, os estudos realizados por Balassiano, Gouvêa e Haidar, e assimilamos a linguagem conceitual de Bourdieu sobre os “sistemas simbólicos” e as suas compreensões acerca do conceito de poder estruturante, observados aqui no contexto do século XIX. Também utilizamos o termo representação, na formulação dada por Chartier, considerando a própria historicidade do Liceu Provincial e os que nasceram no século subsequente, na perspectiva de instituições escolares que se destacam no contexto social cujas práticas expressam os múltiplos contextos históricos nas quais se desenvolveram, assim como o seu próprio modelo educacional. Para abordar os aspectos que impulsionaram a criação do Liceu Ribamarense e caracterizar como se efetiva a prática pedagógica desta instituição destaca-se, primeiramente, os momentos da criação de alguns liceus desde sua origem até os que foram criados no Brasil e no Maranhão. Além desses referenciais, os estudos desenvolvidos por Magalhães nos auxiliaram em relação às discussões empreendidas em torno da história das instituições educacionais. A pesquisa possui um caráter exploratório e a opção metodológica foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Acreditamos que pelas peculiaridades da Instituição aqui investigada e resultados alcançados, o trabalho contribui para um primeiro vislumbramento da história do projeto político educacional do município de São José de Ribamar contido na criação do Liceu Ribamarense e para a história do ensino liceal no Brasil.

Palavras-chave

Ensino Liceal

|

Liceu Ribamarense

|

Projeto Politico Educacional

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