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NEDHEL - UFMA > Eixo 3 - XII EMHE (Resumos) > G_L_A.pdf

G_L_A.pdf

access_time12 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
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Título

ENSAIO SOBRE O VIVA EDUCAÇÃO E SUAS CONSEQUÊ NCIAS PARA O ESTADO DO MARANHÃO

Autor (es)

Guilherme Leite Alves

Resumo

O Viva Educação, projeto gestado no segundo mandato de Roseana Sarney como governadora
,
impregnado pelo discurso do progresso , marcou a história da educação maranhense como
mais uma tentativa de alavancar os índices educacionais do Estado, tão precários no final do
século XX e início do XXI. A proposta inicial contava com a implantação do método
inovador do telensino (Telecurso 2000) para aumentar o interesse de jovens e adultos pelo
ensino médio , vencendo a defasagem idade/ e assim ser em incluídos socialmente, além
de obterem melhor qualificação para o mercado de trabalho. Nota se, entretanto, um forte
apelo à argumenta ção neoliberal para justificar a implantação do mesmo por exemplo: a
preparação da mão de obra para o mercado como foco principal, a ênfase na diminuição dos
custos educacionais, substituindo professores especialistas por matéria pelos orientadores
polival entes e a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) como
símbolo do progresso educacional por meio da tecnologia. Logo esta celeuma da implantação
suscitou cr íticas de alunos, professores e sindicatos por não contemplar as expectativa s inicias,
como, por exemplo, a qualidade da educação e a criação de vagas de trabalho para professores.
Este trabalho tem como objetivo analisar jornais, programas de governo, outros documentos da época e trabalhos acadêmicos produzidos sobre o tema, dest acamos como ponto de partidapara o ensaio inicial de pesquisa a obra do professor Agripino Alves Luz Júnior, buscamos com isso compreender sobre as consequências educacionais, políticas, culturais e econômicas do projeto para o Maranhão.

Palavras-chave

História da Educação

|

Viva Educação

|

Telensino

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