Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

D_M_M.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 3 - XII EMHE (Resumos) > D_M_M.pdf

D_M_M.pdf

access_time12 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Título

POR UMA HISTÓRIA DO ENEM NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Autor (es)

Dayse Marinho Martins

Resumo

Estudo sobre o processo histórico de constituição do ENEM e suas interlocuções com o currículo do Ensino Médio no Brasil no período de 1998 e 2018, objetivando caracterizar o ENEM enquanto política de avaliação do Ensino Médio, evidenciando seus pressupostos e vinculações às diretrizes do sistema educacional brasileiro bem como, suas repercussões na organização do currículo escolar. Para tanto, se fundamentou no Materialismo Histórico-Dialético pelo conceito de ideologia, segundo Marx, de currículo conforme Sacristán e Goodson e tradição inventada por Hobsbawn e Ranger. A pesquisa é qualitativa, norteada pelo método crítico-dialético, considerando as contradições entre o discurso das diretrizes e a prática do currículo. Realizou-se pesquisa bibliográfica sobre literatura especializada em Ensino Médio, currículo e ENEM, bem como, pesquisa documental com Leis de diretrizes e bases da educação brasileira, regulamentos e decretos obtidos na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e no aplicativo Planalto Legis da Casa Civil da Presidência da República; além das matrizes de referência do ENEM. A abordagem evidenciou que no discurso oficial, o Enem representa para o Estado brasileiro a possibilidade de dimensionar e apontar as lacunas do processo de formação da Educação Básica por meio da matriz de referências do exame estruturada para aferição do domínio de competências e habilidades. Pauta-se, portanto, no pressuposto do ensino como estímulo ao raciocínio e capacidade de aprender pela interdisciplinaridade e contextualização de experiências. A proposta de integração entre conteúdos do ENEM levou à revisão tanto do currículo das escolas públicas quanto das privadas, a fim de promover adequações ao sistema de avaliação. Assim, evidenciaram-se repercussões da lógica do ENEM na organização do currículo escolar, a partir das competências abordadas no exame, revelando a necessidade de redefinir tal perspectiva para além de ações focadas na preparação do aluno para o exame, fomentando a interdisciplinaridade e a problematização. Ainda, permitiu perceber o avanço do conservadorismo em relação ao ENEM e a necessária resistência dos educadores a medidas que possam desfigurar abordagens potenciais à construção de uma educação crítica.

Palavras-chave

Ensino Médio

|

Currículo

|

ENEM.

Title

D_M_M.pdf

Mais Recente R_R_M__M_L_de_S.pdf
Mais Antigo C_P_A__L_da_S_M__F_N_F_F.pdf
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up