Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

R_C_C__S_F_L.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 4 - XII EMHE (Resumos) > R_C_C__S_F_L.pdf

R_C_C__S_F_L.pdf

access_time16 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Título

O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: um debate através do cinema

Autor (es)

Raquel Cristina Coelho

|

Susanna Fernandes Lima

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o papel do professor de história e sua atuação em sala de aula como professor e pesquisador, partindo de uma mudança de fontes historiográficas. Sendo assim, a presente pesquisa busca trabalhar com o cinema em sala de aula, em uma busca pela compreensão e análise dos componentes das narrativas históricas e das narrativas cinematográficas, tendo por base filmes de animação sobre a África. Os filmes selecionados foram apresentados para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do ciclo de alfabetização. Entre os temas pesquisados estão: o papel da narrativa, partindo da subjetividade da escrita e a questão da aplicação da legislação vigente sobre o ensino de história da África. Ao mesmo tempo que é necessário compreender a história do cinema e sua inserção como material de análise para historiadores. Sendo assim, a relação cinema e história precede uma busca por interpretação das várias formas de narrativas, o que diretamente está ligada a temporalidade, ou seja, a influência do presente na escrita tanto da narrativa histórica quanto da cinematográfica. O estudo não deixa de lado o papel do professor de história e seu trabalho com filmes em sala de aula, e busca expor as principais questões que devem ser levantadas na escolha de uma obra cinematográfica e a trajetória do cinema educativo no Brasil e a influência do cinema no olhar infantil sobre determinados temas, nesse debate existe também a necessidade de trabalhar os textos disponíveis sobre a história da África em sala de aula. Por ser um estudo que traz para o debate o cinema e sua relação com a história e voltado para um público infantil há a necessidade de compreensão de como a mudança na legislação colaborou para que tais tecnologias e debates fossem inseridos no contexto escolar, assim como a busca do professor por novos campos de pesquisa

Palavras-chave

Professor

|

Cinema

|

África

Mais Recente C_P_P__A_C_F.pdf
Mais Antigo J_C_O_de_M__A_C_B_R_A.pdf
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up