Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

M_de_A_R__S_M_P__V_B_D.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 4 - XII EMHE (Resumos) > M_de_A_R__S_M_P__V_B_D.pdf

M_de_A_R__S_M_P__V_B_D.pdf

access_time16 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Título

ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ORIGENS DO DEBATE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO ESTADO DO PARÁ

Autor (es)

Monika de Azevedo Reschke

|

Suellem Martins Pantoja

|

Viviane Bezerra Dourado

Resumo

Este trabalho tem como objetivo demonstrar como se originou o debate acerca do ensino e da pesquisa em História da educação no Pará. Para realizar tal debate utilizamos como fonte primária o Relatório do “I Seminário de História da Educação: Ensino e Pesquisa”, realizado na Universidade Federal do Pará, no ano de 1996, evento que contou com a participação de professores, pesquisadores e alunos de graduação em pedagogia vinculados à história da educação. O seminário se constituiu como um espaço de debate, com vistas à construção de uma síntese crítica acerca do ensino e também da pesquisa no campo da história da educação, nesse sentido visou fomentar as discussões a respeito das metodologias adotadas para o ensino da disciplina “historia da educação” nos cursos de licenciatura em pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA), na Universidade do Estado do Pará (UEPA) e na Universidade da Amazônia (UNAMA). Na tentativa de traçarmos a trajetória da disciplina história da educação nos cursos de licenciatura em pedagogia das universidades já citadas utilizamos os trabalhos de Almeida-Sá (2006); Cury (1999), Tanuri (1998) entre outros. O relatório do I Seminário de História da Educação: Ensino e Pesquisa revela que não havia uma unidade de abordagem para a disciplina, a carga horária era distinta e os conteúdos abordados seguiam a classificação tradicional dos períodos históricos, assim como o extenso programa acabavam fazendo com que os educadores priorizassem determinados conteúdos em detrimento de outros. Por outro lado percebemos também as ementas não apresentavam tópicos que contemplassem a História da Educação no Pará, sendo a mesma tratada como apêndice apenas na ementa da UFPA.

Palavras-chave

Formação de professores

|

Curso de Pedagogia

|

História da educação

Mais Antigo M_J_N__V_M_G_B__N_da_S_Q.pdf
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up