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M_da_S_S__B_F_S_B.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 4 - XII EMHE (Resumos) > M_da_S_S__B_F_S_B.pdf

M_da_S_S__B_F_S_B.pdf

access_time16 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
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Título

A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO 4º E 5º ANO DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A CULTURA INDÍGENA: analisando olhares

Autor (es)

Milena da Silva Santos

|

Brena Freitas Santos Borges

Resumo

A diversidade cultural brasileira apresenta características indígenas desde as primeiras formações de sociedade, o que evidencia a importância de se conhecer os traços da cultura indígena, como apropriação da história que transita do passado e presente, isto pode ser analisado principalmente nas escolas, em que a cultura indígena é pouca estudada e compreendida nos seus diversos aspectos .Assim, O presente artigo tem como tema a percepção de alunos do 4º e 5º ano de escolas públicas da rede municipal de ensino sobre a cultura indígena: analisando olhares, tendo como objetivo a reflexão sobre os traços da cultura indígena no espaço escolar e identificar por meio dos relatos dos alunos a sua compreensão sobre a cultura indígena, buscando neste espaço reconhecimento e uma maior valorização da cultura indígena brasileira. A pesquisa proporcionou uma reflexão da realidade de uma sala de aula envolvendo o ensino da história e cultura indígena, e com orientações previamente adquiridas na universidade, pôde-se realizar um trabalho de resgate e valorização a essa cultura vista muitas vezes de maneira equivocada. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, com uma abordagem qualitativa envolvendo professores e alunos das escolas. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram observação do ambiente escolar, aulas expositivas com oficinas, e análise de produções textuais e desenhos feitos pelos alunos nas oficinas. Esse artigo foi dividido em duas partes: traços da cultura indígena no espaço escolar e percepção de alunos sobre a cultura indígena. Para fundamentar o trabalho utilizamos algumas obras de Freire (2000), Graúna (2003) e Ribeiro (2001). Povos indígenas e sua formação cultural no ambiente escolar, partindo de diálogos e percepções de alunos de escolas públicas. O desenvolvimento da temática nos proporcionou compreender o quanto as culturas indígenas são ignoradas em escolas, o que leva professores e alunos a idealizações e reproduções de um povo tido como atrasados na história.

Palavras-chave

Cultura indígena

|

Espaço escolar

|

Reflexão

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