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M_A_B.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 4 - XII EMHE (Resumos) > M_A_B.pdf

M_A_B.pdf

access_time16 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
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Título

OS PROCESSOS CRIME DO PODER JUDICIÁRIO COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Autor (es)

Maria Augusta Belucci

Resumo

Esta pesquisa de doutorado, em andamento, é da área da História da Educação do ensino superior no Brasil. Insere se na linha Educação, Sociedade e Processos Formativos do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF) e articula se ao Grupo de Pesquisas Rastros: História, Memória e Educação, certificado pelo CNPq. Focaliza o uso de processos do Poder Judiciário e periódico em sala de aula para pesquisa e ensino de História sobre a região Bragantina. Seu recorte temporal situa-se entre as décadas de 1890-1910. A identificação, análise e seleção dos processos e periódicos que serão explorados em sala de aula serão realizadas a partir do levantamento daqueles documentos que se voltarem às temáticas da cidade e da questão étnica racial relacionada à mulher e a criança. Temos três principais objetivos: investigar quais são as possibilidades do ensino da História Regional através dos processos crime do Poder Judiciário; pesquisar como os professores utilizam as fontes históricas, as histórias e memórias locais para construir narrativas e desenvolverem atividades nas quais propõem que os alunos façam análises, comparações e explicações históricas; estimular a partilha das experiências de ensino de História para além do ambiente escolar, promovendo e ampliando o diálogo entre a academia e a escola de ensino fundamental, possibilitando o uso e conhecimento do no Centro de Documentação e Apoio a Pesquisa em História da Educação (CDAPH). É um estudo etnográfico, desenvolvido principalmente pelo emprego da análise documental e da observação de campo, em franca relação com os aportes metodológicos da história oral.

Palavras-chave

Processos

|

Ensino

|

História

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