Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

PERMANENCIA DE INDIVIDUOS TRANSEXUAIS NO ENSINO SUPERIOR

NEDHEL - UFMA > POSTÊR - XII EMHE > PERMANENCIA DE INDIVIDUOS TRANSEXUAIS NO ENSINO SUPERIOR

PERMANENCIA DE INDIVIDUOS TRANSEXUAIS NO ENSINO SUPERIOR

access_time23 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Titulo

PERMANENCIA DE INDIVIDUOS TRANSEXUAIS NO ENSINO SUPERIOR

Autor (es)

Regina Maria Gomes Vilar de Albuquerque

|

Jhone Robson da Silva Costa

|

Miller Ferreira Muniz

Resumo

Dentre tantos obstáculos enfrentados por indivíduos transexuais, a inclusão destes no sistema educacional tem se tornado uma problemática bem relevante, tendo em vista que isso é um fator que contribui para a marginalização destes e os priva de ascender socialmente. investigar as condições que dificultam a permanência de populações transexuais no ensino superior. trata-se de uma revisão bibliográfica a partir artigos selecionados das bases de dados das plataformas Google Acadêmico e Scielo, publicados no período de 2008 a 2018. Inúmeros fatores prejudicam a permanência desse grupo no ensino superior, dentre estes o principal é a condição financeira, seguido do sentimento de não pertencimento (SCOTE, 2016). Outro fator é a dificuldade no acesso ao direito à personalidade, que engloba a luta pelo nome que represente sua identidade e consequente acesso a cidadania (CARVALHO, 2016). Esses quatro fatores se tornam decisivos na dinâmica normal em sociedade e são potencializados nas universidades, onde existe uma competição natural tanto por reconhecimento acadêmico, profissional e por espaço. Apesar destes grandes entraves as discussões sobre transexualidade não estagnaram e a pouco tempo, a adoção do nome social por algumas instituições, entre elas a Universidade Federal do Amapá, que foi pioneira, trouxe uma pequena contribuição para o acesso do indivíduo transexual a cidadania, favorecendo assim a permanência desses indivíduos em instituições de ensino. Diante dos fatos analisados é imprescindível a recognição dos direitos básicos dos transexuais como cidadãos, tal como a criação/melhoria de Políticas Públicas

Description

PERMANENCIA DE INDIVIDUOS TRANSEXUAIS NO ENSINO SUPERIOR.

Regina Maria Gomes Vilar de Albuquerque;
Jhone Robson da Silva Costa;
Miller Ferreira Muniz.

Mais Recente A EFEMÉRIDE PARAENSE EM QUESTÃO: a (des) construção do 15 de agosto na Sociedade Paraense
Mais Antigo PROEJA E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: o que a história tem a dizer sobre as novas reformas?
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up