Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

A_V__S_C 2.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 8 - XII EMHE (Trabalhos Completos) > A_V__S_C 2.pdf

A_V__S_C 2.pdf

access_time18 de outubro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Titulo

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEITO E CONTEXTO DA LEITURA E DA ESCRITA NO BRASIL

Autor (es)

Andréia Vaz Cunha de Sousa

|

Samuel Luis Velázquez Castellanos

Resumo

Neste trabalho abordam-se as mudanças nos conceitos e contextos relacionados à alfabetização e ao letramento na história da educação brasileira, como resultado de múltiplos elementos implícitos que giram em torno dos diferentes âmbitos sociais, culturais, econômicos e políticos que têm permeado o processo de escolarização no Brasil. Objetiva-se compreender a história da alfabetização e do letramento a nível de nação, baseando-nos na pesquisa bibliográfica e das contribuições teóricas da Mortatti, além de outros diálogos com Soares, Solé, Kleiman, Mary Kato e Tfouni. Torna-se relevante esta pesquisa para se conhecer e entender a trajetória da alfabetização no país e identificar nas práticas pedagógicas atuais os aspectos que ainda permeiam este processo. Questiona-se sobre as mudanças pelas quais passaram os conceitos de alfabetização e letramento em várias temporalidades, o que aos profissionais da educação permite visualizar suas próprias práticas e reconhecer que concepção de ensino permeia o processo de alfabetização e letramento que ministram, possibilitando-lhes o entendimento sobre a relevância de alfabetizar e letrar, embora usando conceitos distintos, porém indissociáveis. Entende-se que o letramento surge diante da necessidade de compreender a escrita e a leitura como uma construção histórica, social e política presente no contexto dos indivíduos; conhecimentos que sofrem alterações conforme as novas mudanças que ressignificam seus usos, uma vez que se antigamente era suficiente escrever no papel e ler em livros, hoje é necessário saber interagir com esses conhecimentos nas práticas sociais.

Palavras-Chave

Letramento

|

Alfabetização

|

História da educação

Mais Recente M_do_V__J__C__R_B.pdf
Mais Antigo J_R.pdf
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up