Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

A_B__G_B.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 8 - XII EMHE (Trabalhos Completos) > A_B__G_B.pdf

A_B__G_B.pdf

access_time18 de outubro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Titulo

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: formação de professores na cidade de Timbiras-MA

Autor (es)

Ana Cláudia Batista da Silva

|

Gleiciane Brandão Carvalho

Resumo

De acordo com a evolução humana, entrelaçam-se conceitos diversos em relação ao componente curricular matemática. Assim sendo, algo que deve ser enfatizado é que essas ideias e construções estão pautadas em uma história que propicia ligações e reflexões sobre ações praticadas ao longo do tempo. Nesse seguimento, o ensino da Matemática surgiu na Mesopotâmia, com um caráter pragmático utilizado pelos escribas, dando enfoque somente a resolução de problemas cotidianos, sem nenhuma ligação com filosofia e história. Porém, na Grécia a matemática tornou-se mais abstrata e assumiu uma postura filosófica própria. No entanto, houve uma interrupção dessa evolução pela igreja católica com ensinamentos de normas e comportamentos. Mas com o passar dos tempos surgiram as universidades que possibilitaram a ampliação da história da educação Matemática, e no final do século XIX a matemática passa a ter uma visão didática e a formação de professores de matemática (que antes não havia especificamente na área), passa a ser melhorada e ser pensada dando ênfase em conteúdo, porém havendo necessidade de aprimoramentos. Partindo dessa premissa, o presente trabalho encontra-se incluso no eixo “Escrita da História da Educação” abordando sinteticamente a história da educação matemática vinculada à formação de professores. Nesse sentido, objetiva-se entender de que maneira a matemática tem sido inserida nas escolas públicas da cidade de Timbiras- (Ma) e de que modo ocorreu a formação dos profissionais atuantes. Para o desenvolvimento dessa investigação utilizou-se uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos de alguns autores que discorrem sobre a temática como: Miguel, Garnica e Igliori (2004); Gomes (2005); Brandt e Moretti (2016); Cabral e Carneiro (2017) e também, será utilizado um questionário com alguns professores da rede pública da cidade citada. Seguindo tais caminhos pode-se concluir que apesar de já haver pesquisas relacionadas à história da educação matemática, ainda há necessidade de aprofundamento do tema. E também, a formação de professores na área de matemática necessita de inovações, pois a falta de interligação entre teoria e prática vêm causando resultados negativos ao longo dos tempos, assim como a reprodução de práticas de acordo com a escolarização obtida, o que pode desenvolver dificuldade para aprender e ensinar.

Palavras-Chave

História da Educação

|

Matemática

|

Formação de Professores

|

História

Mais Recente L_C__H_dos_S_.pdf
Mais Antigo M_S__J_C__R__B.pdf
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up