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R_de_J_S_M.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 8 - XII EMHE (Resumos) > R_de_J_S_M.pdf

R_de_J_S_M.pdf

access_time22 de outubro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
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Titulo

UM OLHAR SOBRE A TRAJETÓRIA HISTÓRICA E AS CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil ainda é um tema pouco explorado nas pesquisas acadêmicas. Ao estudar os traços históricos, sociais e pedagógicos da EJA, é possível compreender sua origem, características e particularidades, para evitar a concepção mais comum, que é o entendimento dessa educação como simplesmente compensatória e de suplência. Realizar reflexões sobre o atendimento ao sujeito que busca essa modalidade de educação é pensar em mudanças na forma de olhar para a EJA, na perspectiva de conquistar inovações no ensino para esse público. Assim, buscamos, neste estudo, evidenciar pontos da trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil que merecem destaques pelas contribuições favoráveis ou contrárias ao seu desenvolvimento no País: alicerçados em referenciais teóricos que pesquisam sobre a História da Educação e sobre a Educação de Jovens e Adultos, como: Sérgio Haddad; Maria Clara Di Pierro; Demerval Saviani; e Vanilda Pereira Paiva e em documentos oficiais, como a Constituição Política do Império do Brasil de 1824, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/1996 e o Parecer nº 11/2000, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA. Iniciamos as discussões no Período Colonial, com as ações dos jesuítas, consideradas por estudiosos como ponto inicial do movimento de alfabetização nas terras brasileiras, e ao longo deste estudo, perpassamos por todos os períodos da história, destacando ações e ou movimentos que evidenciam avanços ou retrocessos na educação de adultos. Este nosso olhar para a história da EJA no Brasil evidencia a necessidade de pensar a educação como direito de todos, uma vez que, desde o início do desenvolvimento das ações educativas, a educação ficou restrita a uma pequena parcela da população. A partir da visão histórica da EJA, pode-se compreender o papel de particularidades do percurso que impulsionaram a promoção e as melhorias no ensino de jovens e adultos na atualidade e, dadas suas peculiaridades, faz-se necessário investir em políticas públicas voltadas para a formação de professor da EJA como forma de conceder um olhar diferenciado aos jovens, adultos e idosos, possibilitando-lhes vivenciar o pleno desenvolvimento da cidadania e uma formação para o mercado de trabalho.

Palavras-Chave

EJA

|

História da Educação

|

Movimentos Sociais

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