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Titulo
A CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE JOHN DEWEY PARA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: um estudo referente ao “estado da arte” da produção acadêmica (dissertação e tese) em programas de pós-graduação em educação.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo referente ao “estado da arte” da produção acadêmica (dissertação e tese) em Programas de Pós-Graduação em Educação, tendo em vista mostrar a contribuição teórica do pensamento pedagógico de John Dewey para História e Historiografia da Educação Brasileira. Neste sentido, entende-se aqui estado da arte, como um estudo de caráter bibliográfico, que se propõe a fazer um mapeamento e discutir determinada produção acadêmica em diferentes campos do conhecimento, tentando responder que aspectos e dimensões que vêm sendo destacados e privilegiados em diferentes épocas e lugares, de que formas e em que condições têm sido produzidas dissertações de mestrado, teses de doutorado. Assim, propomos neste artigo, trabalhar com a Historiografia da Educação, de modo a apresentar o que a mesma está escrevendo sobre o pensamento pedagógico do estadunidense John Dewey (1859 – 1952), quais são os conceitos dele que estão sendo mais utilizados pela mesma, dentre outros fatores que serão analisados no decorrer da pesquisa. Tendo como principal objetivo apresentar um levantamento bibliográfico das produções acadêmicas (Dissertações e Teses) na área da Educação sobre o pensamento pedagógico de John Dewey, para que, possamos conhecer quais são as temáticas que este autor mais influenciou ou está influenciando na educação brasileira dentre outros dados significativos que obtivemos na realização desta pesquisa. Para tanto, a proposta metodológica partiu de uma busca nos bancos de dissertações e teses dos programas de Pós-Graduação em Educação, tendo como referência a lista dos mesmos pelo Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação – FORPRED e logo depois foi feita uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, para que fizéssemos uma verificação dos dados encontrados. Dessa forma, a delimitação do período cronológico foi determinada pelos produtos, datando de 1990 a 2015, isto é, do produto mais antigo até ao mais recente. Trabalhamos com um número significativo de 129 produtos (Dissertações e Teses), em diversas temáticas (Liberdade, Democracia, Processo de ensino-aprendizagem, Relação professor e aluno e outros), nos permitiu também ver quais são as categorias mais usadas de Dewey, ou seja, em que aspecto ele tem influenciado mais na Historiografia da Educação Brasileira. Além disso, percebemos um crescimento considerável nas últimas décadas de produtos (teses e dissertações) que usam o pensamento pedagógico de Dewey como embasamento teórico, algo que evidencia a relevância do referido pensador na história da educação brasileira e a amplitude de nossa pesquisa.
Palavras-Chave
Historiografia da Educação
|John Dewey
|Estado da arte