Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

M_de_B_V 1.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 8 - XII EMHE (Resumos) > M_de_B_V 1.pdf

M_de_B_V 1.pdf

access_time22 de outubro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Titulo

A CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE JOHN DEWEY PARA HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: um estudo referente ao “estado da arte” da produção acadêmica (dissertação e tese) em programas de pós-graduação em educação.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo referente ao “estado da arte” da produção acadêmica (dissertação e tese) em Programas de Pós-Graduação em Educação, tendo em vista mostrar a contribuição teórica do pensamento pedagógico de John Dewey para História e Historiografia da Educação Brasileira. Neste sentido, entende-se aqui estado da arte, como um estudo de caráter bibliográfico, que se propõe a fazer um mapeamento e discutir determinada produção acadêmica em diferentes campos do conhecimento, tentando responder que aspectos e dimensões que vêm sendo destacados e privilegiados em diferentes épocas e lugares, de que formas e em que condições têm sido produzidas dissertações de mestrado, teses de doutorado. Assim, propomos neste artigo, trabalhar com a Historiografia da Educação, de modo a apresentar o que a mesma está escrevendo sobre o pensamento pedagógico do estadunidense John Dewey (1859 – 1952), quais são os conceitos dele que estão sendo mais utilizados pela mesma, dentre outros fatores que serão analisados no decorrer da pesquisa. Tendo como principal objetivo apresentar um levantamento bibliográfico das produções acadêmicas (Dissertações e Teses) na área da Educação sobre o pensamento pedagógico de John Dewey, para que, possamos conhecer quais são as temáticas que este autor mais influenciou ou está influenciando na educação brasileira dentre outros dados significativos que obtivemos na realização desta pesquisa. Para tanto, a proposta metodológica partiu de uma busca nos bancos de dissertações e teses dos programas de Pós-Graduação em Educação, tendo como referência a lista dos mesmos pelo Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação – FORPRED e logo depois foi feita uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, para que fizéssemos uma verificação dos dados encontrados. Dessa forma, a delimitação do período cronológico foi determinada pelos produtos, datando de 1990 a 2015, isto é, do produto mais antigo até ao mais recente. Trabalhamos com um número significativo de 129 produtos (Dissertações e Teses), em diversas temáticas (Liberdade, Democracia, Processo de ensino-aprendizagem, Relação professor e aluno e outros), nos permitiu também ver quais são as categorias mais usadas de Dewey, ou seja, em que aspecto ele tem influenciado mais na Historiografia da Educação Brasileira. Além disso, percebemos um crescimento considerável nas últimas décadas de produtos (teses e dissertações) que usam o pensamento pedagógico de Dewey como embasamento teórico, algo que evidencia a relevância do referido pensador na história da educação brasileira e a amplitude de nossa pesquisa.

Palavras-Chave

Historiografia da Educação

|

John Dewey

|

Estado da arte

Mais Recente J_C__S_do_N.pdf
Mais Antigo A_V_C_de_S.pdf
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up