Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

A_V_C_de_S.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 8 - XII EMHE (Resumos) > A_V_C_de_S.pdf

A_V_C_de_S.pdf

access_time22 de outubro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Titulo

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEITO E CONTEXTO DA LEITURA E DA ESCRITA NO BRASIL

Resumo

Na história da educação brasileira, os conceitos e contextos relacionados à alfabetização e ao letramento passaram por várias mudanças. Acredita-se que esse fato seja resultado dos diferentes contextos sociais, culturais, econômicos e políticos que têm permeado o processo de escolarização no Brasil. Objetiva-se neste trabalho abordar a história da alfabetização e do letramento neste país, baseando-nos na pesquisa bibliográfica, e das contribuições teóricas da Mortatti. Realizam-se diálogos para além desta pesquisadora com teóricos como Soares, Solé, Kleiman, Mary Kato, Street, Tfouni dentre outros. Torna-se esta pesquisa relevante para estudiosos da área, pois conhecer e entender a trajetória da alfabetização no Brasil, visa identificar o que dela ainda está presente nas práticas pedagógicas atuais, possibilitando a compreensão desta área de ensino na atualidade, conhecendo assim os contextos sociais, histórico e culturais que se fizeram presentes na história da educação. Nesse sentido nos questionamos: por quais mudanças passaram os conceitos de alfabetização e letramento ao longo da história da educação no Brasil? Essa compreensão permite aos profissionais da educação visualizar suas práticas pedagógicas e reconhecer que concepção de ensino permeia o processo de alfabetização e letramento, o que pode possibilitar, o entendimento sobre a relevância de alfabetizar e letrar usando conceitos distintos, porém indissociáveis. Entende-se deste modo, que o letramento surge diante da necessidade de compreender a escrita e a leitura como uma construção histórica, social e política presente no contexto dos indivíduos; conhecimentos que sofrem alterações conforme as novas mudanças que ressignificam o uso da leitura e da escrita, uma vez que antes era suficiente escrever no papel e ler em livros, atualmente é necessário saber interagir com esses conhecimentos nas práticas sociais.

Palavras-Chave

Letramento

|

Alfabetização

|

História a educação

Mais Recente L_M__C_C__S_C.pdf
Mais Antigo J_R_W.pdf
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up