A_V_C_de_S.pdf
Titulo
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEITO E CONTEXTO DA LEITURA E DA ESCRITA NO BRASIL
Resumo
Na história da educação brasileira, os conceitos e contextos relacionados à alfabetização e ao letramento passaram por várias mudanças. Acredita-se que esse fato seja resultado dos diferentes contextos sociais, culturais, econômicos e políticos que têm permeado o processo de escolarização no Brasil. Objetiva-se neste trabalho abordar a história da alfabetização e do letramento neste país, baseando-nos na pesquisa bibliográfica, e das contribuições teóricas da Mortatti. Realizam-se diálogos para além desta pesquisadora com teóricos como Soares, Solé, Kleiman, Mary Kato, Street, Tfouni dentre outros. Torna-se esta pesquisa relevante para estudiosos da área, pois conhecer e entender a trajetória da alfabetização no Brasil, visa identificar o que dela ainda está presente nas práticas pedagógicas atuais, possibilitando a compreensão desta área de ensino na atualidade, conhecendo assim os contextos sociais, histórico e culturais que se fizeram presentes na história da educação. Nesse sentido nos questionamos: por quais mudanças passaram os conceitos de alfabetização e letramento ao longo da história da educação no Brasil? Essa compreensão permite aos profissionais da educação visualizar suas práticas pedagógicas e reconhecer que concepção de ensino permeia o processo de alfabetização e letramento, o que pode possibilitar, o entendimento sobre a relevância de alfabetizar e letrar usando conceitos distintos, porém indissociáveis. Entende-se deste modo, que o letramento surge diante da necessidade de compreender a escrita e a leitura como uma construção histórica, social e política presente no contexto dos indivíduos; conhecimentos que sofrem alterações conforme as novas mudanças que ressignificam o uso da leitura e da escrita, uma vez que antes era suficiente escrever no papel e ler em livros, atualmente é necessário saber interagir com esses conhecimentos nas práticas sociais.
Palavras-Chave
Letramento
|Alfabetização
|História a educação