Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

L_B__C_V.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 7 - XII EMHE (Resumos) > L_B__C_V.pdf

L_B__C_V.pdf

access_time22 de outubro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Titulo

DISCURSO DE DALCÍDIO JURANDIR NA REVISTA ESCOLA (1934): CRIAÇÃO DO CURSO DE PISCICULTURA EM ESCOLAS DA REGIÃO DO SALGADO NO ESTADO DO PARÁ, BRASIL

Resumo

O presente artigo trata sobre o discurso de Dalcídio Jurandir na Revista Escola, publicada em1934, que tratou da criação do Curso de Piscicultura em escolas da Região do Salgado no estado do Pará, Brasil. Fundamentado em Calazans (1993), Castro e Castellanos (2018), Julia (2001) e Pantoja (2014), este artigo tem por objetivo discutir algumas representações do ensino rural no discurso de Dalcídio Jurandir na Revista Escola, em 1934, sobre a criação do Curso de Piscicultura em escolas da Região do Salgado no Pará, Brasil. Entendemos, neste estudo, que impressos educacionais, como a Revista Escola, podem ser tomados como objetos de estudo e fonte de investigação de diferentes aspectos da história da educação, pois, enquanto materiais impressos da cultura material escolar podem ser analisados como objetos que conformam o campo da educação porque são portadores de discursos de um determinado tempo histórico e, assim, indicadores de representações e práticas educacionais do período estudado. O corpus de análise foi constituído do texto O problema do Ensino Rural, de autoria do escritor Dalcídio Jurandir publicado na Revista Escola, número 3, volume 1, em agosto de 1934, no estado do Pará, Brasil. Como procedimentos metodológicos, utilizaram-se a pesquisa documental e a análise de conteúdo para identificar tópicos discursivos indicadores das representações do ensino rural no Pará, em 1934. Na análise, constataram-se nos textos tópicos discursivos acerca da criação do Curso de Piscicultura pelo Governo do Pará em 1934, a caracterização da região e de sua população, o problema do êxodo rural no Pará, a concepção de ensino rural das escolas paraenses, destacando, sobretudo o ensino voltado para as atividades da região tendo a piscicultura como centro de interesse das escolas do Salgado. Além disso, identificou-se proposições de métodos da escola rural apoiados nas condições e necessidades do trabalho e do interesse das crianças em contraposição à didática e aos programas educacionais da época.

Palavras-Chave

Revista Escola

|

Dalcídio Jurandir

|

História da Educação do Pará

Mais Recente T_A_E.pdf
Mais Antigo R_A__A_L_de_S__G_F.pdf
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up