Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

J_S_da_S.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 7 - XII EMHE (Resumos) > J_S_da_S.pdf

J_S_da_S.pdf

access_time22 de outubro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Titulo

O LIVRO DIDÁTICO E A FORMAÇÃO LITERÁRIA DO LEITOR DA EJA

Resumo

No cenário da produção acadêmica sobre os recursos utilizados nas salas de aula para fins pedagógicos, certamente, o Livro Didático (LD), enquanto objeto de estudo, vem despertando ao longo do tempo, o interesse de diversos pesquisadores. Isso ocorre em grande medida, devido as múltiplas possibilidades de investigação que este recurso didático suscita, dentre elas pode-se destacar: a composição gráfica, a organização dos conteúdos curriculares – as habilidades e competências a serem desenvolvidas pelo aluno de cada etapa, o lugar do LD na prática e na formação do professor, etc. Apesar das problemáticas em torno do LD não serem recentes, elas se configuram com um campo de pesquisa muito fecundo, pois em cada contexto, inova-se e/ou renova-se as perspectivas em torno desse recurso, enquanto instrumento de acesso ao conhecimento. No caso deste estudo, a análise recai sobre o LD do aluno, no qual se buscará verificar se as atividades propostas por esta ferramenta didática, aliada à metodologia utilizada pelo professor, promovem o letramento literário dos alunos da EJA. Tal proposição alude ao fato de que ao LD cabe a função de contribuir para uma aprendizagem ao longo da vida, ou seja, uma aprendizagem permanente, que prepare o aluno para atuar como cidadão crítico e participativo, sobretudo quando se trata do aluno da EJA, que em sua maioria, já está inserido no mercado de trabalho ou está na eminência de adentrar neste. Como aporte teórico este trabalho trilhou pelos estudos de estudos de Hummel, (1988), Gèrard, F. & Roegiers, X. (1998), Mantovani, (2009); Tagliani (2009); Verceze & Silvino, (2008), dentre outros.

Palavras-Chave

Livro Didático

|

Letramento

|

Leitura literária

Mais Recente I_B__J_A.pdf
Mais Antigo T_A_E.pdf
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up