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Titulo
O LIVRO DIDÁTICO E A FORMAÇÃO LITERÁRIA DO LEITOR DA EJA
Resumo
No cenário da produção acadêmica sobre os recursos utilizados nas salas de aula para fins pedagógicos, certamente, o Livro Didático (LD), enquanto objeto de estudo, vem despertando ao longo do tempo, o interesse de diversos pesquisadores. Isso ocorre em grande medida, devido as múltiplas possibilidades de investigação que este recurso didático suscita, dentre elas pode-se destacar: a composição gráfica, a organização dos conteúdos curriculares – as habilidades e competências a serem desenvolvidas pelo aluno de cada etapa, o lugar do LD na prática e na formação do professor, etc. Apesar das problemáticas em torno do LD não serem recentes, elas se configuram com um campo de pesquisa muito fecundo, pois em cada contexto, inova-se e/ou renova-se as perspectivas em torno desse recurso, enquanto instrumento de acesso ao conhecimento. No caso deste estudo, a análise recai sobre o LD do aluno, no qual se buscará verificar se as atividades propostas por esta ferramenta didática, aliada à metodologia utilizada pelo professor, promovem o letramento literário dos alunos da EJA. Tal proposição alude ao fato de que ao LD cabe a função de contribuir para uma aprendizagem ao longo da vida, ou seja, uma aprendizagem permanente, que prepare o aluno para atuar como cidadão crítico e participativo, sobretudo quando se trata do aluno da EJA, que em sua maioria, já está inserido no mercado de trabalho ou está na eminência de adentrar neste. Como aporte teórico este trabalho trilhou pelos estudos de estudos de Hummel, (1988), Gèrard, F. & Roegiers, X. (1998), Mantovani, (2009); Tagliani (2009); Verceze & Silvino, (2008), dentre outros.
Palavras-Chave
Livro Didático
|Letramento
|Leitura literária