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I_B__J_A.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 7 - XII EMHE (Resumos) > I_B__J_A.pdf

I_B__J_A.pdf

access_time22 de outubro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
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Titulo

ALICE MONTEIRO E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA OS JARDINS DE INFÂNCIA (1932-1942)

Resumo

Alice de Azevedo Monteiro foi professora da escola noturna João Tavares, professora e fundadora do primeiro jardim de infância particular do estado, docente e diretora do jardim de infância oficial, de iniciativa do governo estadual, secretária da Associação Parahybana pelo Progresso Feminino, sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, membro da Sociedade dos Professores Primários e presidente da Sociedade de Assistência aos Lázaros na Paraíba. Participou da organização das Semanas Pedagógicas realizadas na década de 1930 e proferiu palestras nesses eventos. Mulher, professora e intelectual do seu tempo, Alice interviu em vários espaços. Um deles foi a imprensa. Escreveu regularmente em alguns periódicos, e para esse estudo, optamos por analisar as ideias sobre infância e jardim de infância da professora Alice Monteiro nos seus escritos na Revista do Ensino da Paraíba (1932-1942). Ela foi uma das autoras mais recorrentes nesse impresso que circulou durante dez anos e era subvencionado pelo estado, escrevendo oito artigos que versaram sobre esse tema. A imprensa pedagógica se constituiu como um espaço privilegiado para a articulação e circulação dos projetos dos intelectuais, que encontraram nela um meio para intervir, demarcar temas, mobilizar opiniões e defender causas. Usaram, portanto, de estratégias para a defesa de seus projetos e ideias. Alice Monteiro imersa em suas redes de sociabilidade em torno, principalmente, de um impresso pedagógico oficial, atuou e formou docentes para que tivessem um novo olhar para a infância e o lugar mais apropriado para educá-las: os jardins de infância. Discutir sobre quem foi essa professora, as suas formas de atuação, a sua produção na imprensa e as suas ideias num desses espaços, conduziu as nossas preocupações durante a pesquisa e a escrita desse texto. O seu olhar sobre a infância nos permitiu compreender que essa discussão não se fez sem conflito e que a sua atuação visava operar mudanças golpe a golpe a partir de um ideário que se propagou novo e recebeu o nome de escola nova.

Palavras-Chave

Jardim de infância

|

Revista do Ensino

|

Paraíba

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