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Titulo
PRÁTICAS DE LEITURA NO CONTEXTO NACIONAL: PERCURSO E REPERCUSSÃO
Resumo
A leitura é reponsável por contribuir à formação do indivíduo, permitindo-lhe o desenvolvimento de habilidades essenciais, como autonomia e criticidade, para um desempenho coerente no âmbito coletivo. Quando realizado sem preceitos ou imposições, o ato de ler mobiliza o alargamento de perspectivas e impressões. Tal estímulo permite que sejam construídas imagens específicas, as quais passam a constituir formas variadas de reconhecimentos e, por consequência, produzem apreensões diversificadas sobre a realidade. Trata-se, assim, de uma operação sempre ativa, que ora adiciona saberes ora subtrai crenças, em uma permanente atividade de inclusão do outro e de vivências, até então, desconhecidas ou pouco experimentadas. Desse modo, compreender a atuação da atividade de leitura reforça a necessidade de se avaliar os espaços e as circunstâncias em que esta foi sendo estabelecida, tendo em vista um conhecimento mais profundo sobre suas respectivas particularidades e carências . Com efeito, o trabalho proposto apresenta uma análise histórica das instituições e das experiências nacionais, com ênfase no percurso traçado pela leitura em dois domínios distintos, a saber, o campo social e educacional. Destaca-se, ainda, a repercussão desse movimento no que se refere à construção de sentidos e à propagação de comportamentos, a partir do contato com os textos, na conjuntura atual. Como fundamentação teórica, utilizou-se autores consagrados na área, como Alberto Manguel, Regina Zilberman, Ezequiel Silva e Marisa Lajolo. Por fim, os resultados revelam que a escola não apenas contribui para a difusão de um modelo de projeto elaborado com o intuito de atender o processo de ascensão de uma elite burguesa, como sanciona a perda da naturalidade da ação de leitura, transformando-a em rotina artificial para os alunos. Além disso, as conclusões demonstram também que apesar do processo de formação de leitores englobar diferentes esferas da sociedade, como a família, a maior responsabilidade permanece intrínseca ao ambiente escolar, o que denota o desequilíbrio na fomentação de condutas positivas quanto ao ato de ler.
Palavras-Chave
Ensino
|História da leitura
|Práticas de leitura