Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

A_P_B_da_S.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 7 - XII EMHE (Resumos) > A_P_B_da_S.pdf

A_P_B_da_S.pdf

access_time22 de outubro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Titulo

PRÁTICAS DE LEITURA NO CONTEXTO NACIONAL: PERCURSO E REPERCUSSÃO

Resumo

A leitura é reponsável por contribuir à formação do indivíduo, permitindo-lhe o desenvolvimento de habilidades essenciais, como autonomia e criticidade, para um desempenho coerente no âmbito coletivo. Quando realizado sem preceitos ou imposições, o ato de ler mobiliza o alargamento de perspectivas e impressões. Tal estímulo permite que sejam construídas imagens específicas, as quais passam a constituir formas variadas de reconhecimentos e, por consequência, produzem apreensões diversificadas sobre a realidade. Trata-se, assim, de uma operação sempre ativa, que ora adiciona saberes ora subtrai crenças, em uma permanente atividade de inclusão do outro e de vivências, até então, desconhecidas ou pouco experimentadas. Desse modo, compreender a atuação da atividade de leitura reforça a necessidade de se avaliar os espaços e as circunstâncias em que esta foi sendo estabelecida, tendo em vista um conhecimento mais profundo sobre suas respectivas particularidades e carências . Com efeito, o trabalho proposto apresenta uma análise histórica das instituições e das experiências nacionais, com ênfase no percurso traçado pela leitura em dois domínios distintos, a saber, o campo social e educacional. Destaca-se, ainda, a repercussão desse movimento no que se refere à construção de sentidos e à propagação de comportamentos, a partir do contato com os textos, na conjuntura atual. Como fundamentação teórica, utilizou-se autores consagrados na área, como Alberto Manguel, Regina Zilberman, Ezequiel Silva e Marisa Lajolo. Por fim, os resultados revelam que a escola não apenas contribui para a difusão de um modelo de projeto elaborado com o intuito de atender o processo de ascensão de uma elite burguesa, como sanciona a perda da naturalidade da ação de leitura, transformando-a em rotina artificial para os alunos. Além disso, as conclusões demonstram também que apesar do processo de formação de leitores englobar diferentes esferas da sociedade, como a família, a maior responsabilidade permanece intrínseca ao ambiente escolar, o que denota o desequilíbrio na fomentação de condutas positivas quanto ao ato de ler.

Palavras-Chave

Ensino

|

História da leitura

|

Práticas de leitura

Mais Recente C_M_V_da_S.pdf
Mais Antigo I_B__J_A.pdf
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up