Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

SILVA,TAISE COELHO_SILVA,WELLEN CONCEIÇÃO_COSTA,THALIA BRAGA.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 6 - XII EMHE (Resumos) > SILVA,TAISE COELHO_SILVA,WELLEN CONCEIÇÃO_COSTA,THALIA BRAGA.pdf

SILVA,TAISE COELHO_SILVA,WELLEN CONCEIÇÃO_COSTA,THALIA BRAGA.pdf

access_time18 de outubro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open
https://www.nedhel-ufma.com.br/wp-content/uploads/2019/10/-8

Titulo

EDUCAÇÃO JESUÍTICA NO BRASIL: métodos e estrátegias (1549-1759)

Autor (es)

Taise Coelho Silva

|

Wellen Conceição Silva

|

Thalia Braga Costa

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar como ocorreu o processo de educação através dos missionários jesuítas no Brasil-colonial a partir de 1549 a 1759. Analisa-se essa educação a partir da chegada dos primeiros missionários jesuítas ao Brasil em 29 de março de 1549. O foco deste estudo, está em compreender quais os métodos e as estratégias utilizadas para implantar sua educação e também suas crenças aos povos primitivos existentes no Brasil (os povos indígenas). Vale ressaltar que o principal objetivo da companhia de Jesus era catequizar os povos indígenas, no entanto para que isso pudesse se concretizar era necessário que o povo em questão aprendessem a ler e escrever. Ao chegar no Brasil os missionários jesuítas procuraram antes de tudo, aproximar-se dos índios, para conquistar sua confiança, e a partir dai implantar os seus métodos de ensino e as estratégias para então convertê-los ás suas crenças. Uma das estratégias utilizadas pelo padre Manuel de Nóbrega na conversão dos gentios, foi a construção das aldeias de catequização, que eram habitadas pelos padres e também pelos indígenas a serem convertidos e destinavam-se a atingir três objetivos: doutrinário que pretendia ensinar a religião aos índios, econômico que visava estabelecer o hábito do trabalho como princípio fundamental na formação da sociedade e politico que visava utilizar os índios convertidos contra os ataques dos inimigos externos. A atuação jesuítica na colônia brasileira segundo Azevedo(1976) pode ser dividida em duas fases, sendo que a primeira foi uma fase de adaptação e construção do seu trabalho de catequese e a conversão dos índios aos costumes dos brancos, e a segunda fase foi o grande desenvolvimento do sistema educacional que foi implantado. A metodologia utilizada para compreender esse contexto histórico da educação jesuítica se respalda em um estudo bibliográfico com base em alguns teóricos como Toyshima(2012), Paiva (2000), Saviani(2008) Maciel(2008), entre outros.

Palavras-Chave

Indígenas

|

Educação

|

Jesuítas

Mais Recente CAMPOS, MARIZE HELENA DE.pdf
Mais Antigo VIEGAS, ALEXSANDRO MENDONCA_SANTOS, ANDRE LUIS SILVA DOS.pdf
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up