SILVA,TAISE COELHO_SILVA,WELLEN CONCEIÇÃO_COSTA,THALIA BRAGA.pdf
Titulo
EDUCAÇÃO JESUÍTICA NO BRASIL: métodos e estrátegias (1549-1759)
Autor (es)
Taise Coelho Silva
|Wellen Conceição Silva
|Thalia Braga Costa
Resumo
O presente estudo tem como objetivo analisar como ocorreu o processo de educação através dos missionários jesuítas no Brasil-colonial a partir de 1549 a 1759. Analisa-se essa educação a partir da chegada dos primeiros missionários jesuítas ao Brasil em 29 de março de 1549. O foco deste estudo, está em compreender quais os métodos e as estratégias utilizadas para implantar sua educação e também suas crenças aos povos primitivos existentes no Brasil (os povos indígenas). Vale ressaltar que o principal objetivo da companhia de Jesus era catequizar os povos indígenas, no entanto para que isso pudesse se concretizar era necessário que o povo em questão aprendessem a ler e escrever. Ao chegar no Brasil os missionários jesuítas procuraram antes de tudo, aproximar-se dos índios, para conquistar sua confiança, e a partir dai implantar os seus métodos de ensino e as estratégias para então convertê-los ás suas crenças. Uma das estratégias utilizadas pelo padre Manuel de Nóbrega na conversão dos gentios, foi a construção das aldeias de catequização, que eram habitadas pelos padres e também pelos indígenas a serem convertidos e destinavam-se a atingir três objetivos: doutrinário que pretendia ensinar a religião aos índios, econômico que visava estabelecer o hábito do trabalho como princípio fundamental na formação da sociedade e politico que visava utilizar os índios convertidos contra os ataques dos inimigos externos. A atuação jesuítica na colônia brasileira segundo Azevedo(1976) pode ser dividida em duas fases, sendo que a primeira foi uma fase de adaptação e construção do seu trabalho de catequese e a conversão dos índios aos costumes dos brancos, e a segunda fase foi o grande desenvolvimento do sistema educacional que foi implantado. A metodologia utilizada para compreender esse contexto histórico da educação jesuítica se respalda em um estudo bibliográfico com base em alguns teóricos como Toyshima(2012), Paiva (2000), Saviani(2008) Maciel(2008), entre outros.
Palavras-Chave
Indígenas
|Educação
|Jesuítas