Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

SILVA, ROSANE LOPES E.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 6 - XII EMHE (Resumos) > SILVA, ROSANE LOPES E.pdf

SILVA, ROSANE LOPES E.pdf

access_time18 de outubro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Titulo

AS MULHERES PROFESSORAS E SEU PERCURSO NA HISTÓRIA DO CESC-UEMA

Autor (es)

Rosane Lopes e Silva

Resumo

O Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC), um dos campi da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), foi criado pela Lei 2.821 de 23 de fevereiro de 1968 com a finalidade de formar professores e professoras, em cursos de licenciatura curta, para lecionar no primeiro ciclo do ensino secundário, uma vez que o momento político e econômico assim o exigia. Em razão das lacunas existentes na História da Educação Caxiense, sobretudo as relativas à participação feminina no processo de construção dessa história, escolheu-se por realizar esse estudo, que está em fase incipiente, sobre trajetória das mulheres professoras na história do CESC/UEMA, desde a sua criação, em 1968, até a plenificação dos cursos de licenciatura, em 1986, quando iniciaram as primeiras turmas de licenciatura plena. O objetivo da investigação é: Examinar o percurso e a contribuição das mulheres professoras universitárias ao processo de implantação, implementação e consolidação dos cursos de licenciatura do CESC-UEMA nas décadas de 1968 a 1988. Para sua realização, optou-se pela História Cultural, enquanto método investigativo, e as seguintes fontes: as documentais a serem consultadas encontram-se nos arquivos do CESC/UEMA, Instituto Histórico Geográfico de Caxias, Academia Caxiense de Letras, jornais da época, fotografias, gravações e filmes. Além dessas, os depoimentos orais de testemunhas diretas, tais como: professores, alunos, funcionários, chefes de departamento, diretores de curso e do centro. Até o momento, tem-se realizado pesquisa bibliográfica de obras que contemplam o tema, e de pesquisas que culminaram com a produção de teses, dissertações e artigos. Dentre as quais, consultou-se os trabalhos dos pesquisadores: Barbosa (2019), Santos (2018), Fonseca (1985), Salazar (2018). Também contactou-se com professoras, sujeitos deste estudo, as quais estiveram presentes no CESC-UEMA no período referente ao recorte temporal desse estudo enquanto docentes que ministraram aulas aos alunos pertencentes às primeiras turmas de licenciatura.

Palavras-Chave

Mulheres Professoras

|

História do CESC-UEMA

|

Licenciatura

Mais Recente CUNHA, TATIANA DO NASCIMENTO_SANTOS, GEORGIANA MÁRCIA OLIVEIRA.pdf
Mais Antigo CAMPOS, MARIZE HELENA DE.pdf
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up