SILVA, ROSANE LOPES E.pdf
Titulo
AS MULHERES PROFESSORAS E SEU PERCURSO NA HISTÓRIA DO CESC-UEMA
Autor (es)
Rosane Lopes e Silva
Resumo
O Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC), um dos campi da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), foi criado pela Lei 2.821 de 23 de fevereiro de 1968 com a finalidade de formar professores e professoras, em cursos de licenciatura curta, para lecionar no primeiro ciclo do ensino secundário, uma vez que o momento político e econômico assim o exigia. Em razão das lacunas existentes na História da Educação Caxiense, sobretudo as relativas à participação feminina no processo de construção dessa história, escolheu-se por realizar esse estudo, que está em fase incipiente, sobre trajetória das mulheres professoras na história do CESC/UEMA, desde a sua criação, em 1968, até a plenificação dos cursos de licenciatura, em 1986, quando iniciaram as primeiras turmas de licenciatura plena. O objetivo da investigação é: Examinar o percurso e a contribuição das mulheres professoras universitárias ao processo de implantação, implementação e consolidação dos cursos de licenciatura do CESC-UEMA nas décadas de 1968 a 1988. Para sua realização, optou-se pela História Cultural, enquanto método investigativo, e as seguintes fontes: as documentais a serem consultadas encontram-se nos arquivos do CESC/UEMA, Instituto Histórico Geográfico de Caxias, Academia Caxiense de Letras, jornais da época, fotografias, gravações e filmes. Além dessas, os depoimentos orais de testemunhas diretas, tais como: professores, alunos, funcionários, chefes de departamento, diretores de curso e do centro. Até o momento, tem-se realizado pesquisa bibliográfica de obras que contemplam o tema, e de pesquisas que culminaram com a produção de teses, dissertações e artigos. Dentre as quais, consultou-se os trabalhos dos pesquisadores: Barbosa (2019), Santos (2018), Fonseca (1985), Salazar (2018). Também contactou-se com professoras, sujeitos deste estudo, as quais estiveram presentes no CESC-UEMA no período referente ao recorte temporal desse estudo enquanto docentes que ministraram aulas aos alunos pertencentes às primeiras turmas de licenciatura.
Palavras-Chave
Mulheres Professoras
|História do CESC-UEMA
|Licenciatura