SILVA, LEANE FERNANDES_SOUSA, MARIANA RIBEIRO CARDOSO.pdf
Titulo
POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS: a concepção de um docente do curso de história da UEMASUL
Autor (es)
Leane Fernandes Silva
|Mariana Ribeiro Cardoso Sousa
Resumo
Estudar a cultura indígena é estudar a própria cultura. Criar condições para que haja a inclusão necessária do povo indígena na sociedade brasileira, tendo em vista que os mesmos já fazem parte dela, pois são participantes nativos da história do passado e do presente do Brasil. A inclusão só será possível se iniciar pela educação, pois é o meio pelo qual o ser humano adquiri a humanização. O presente trabalho parte da seguinte problemática: qual a concepção de professores do curso de história a respeito dos povos indígenas brasileiros? Pois é necessário compreender o processo de formação de professores para que assim haja entendimento da realidade temos na sala de aula. Os objetivos que fomentaram a pesquisa foram: analisar a concepção de professores do curso de História da UEMASUL a respeito dos povos indígenas, discutir a importância da disciplina de História e Cultura Indígena nos cursos de licenciatura da UEMASUL e analisar as implicações da percepção dos professores quanto a comunidade indígena. Como metodologia do trabalho utilizaremos a pesquisa bibliográfica, estudando autores como: Bergamasco (2008), Cunha (2012) e Santos (2006), bem como a realização de um questionário aberto com um professor do curso de História da UEMASUL. A realização deste trabalho foi construída no decorrer da disciplina de História e Cultura Indígena do VII período do curso de pedagogia da UEMASUL, tendo como coleta de dados também a visita técnica a aldeia São José no município de Montes Altos, donde foram adquiridos vastos conhecimentos que corroboraram na construção da pesquisa. Pôde-se compreender que muitos equívocos foram permeados em nosso meio sobre os povos indígenas, e permanecem entranhados em nossas memorias até os dias de hoje, aquela visão romântica e/ou de culturas atrasadas entre outros, no entanto , essa não é a realidade, é preciso reconhecer que muito pouco sabemos ainda, mas que do pouco que já se sabe está essas questões de que os povos indígenas também são agentes de suas histórias. Contudo compreendeu-se que é necessário conhecer para respeitar esses povos.
Palavras-Chave
Cultura indígena
|Percepção dos professores
|Formação de professores.