Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

SILVA, LEANE FERNANDES_SOUSA, MARIANA RIBEIRO CARDOSO.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 6 - XII EMHE (Resumos) > SILVA, LEANE FERNANDES_SOUSA, MARIANA RIBEIRO CARDOSO.pdf

SILVA, LEANE FERNANDES_SOUSA, MARIANA RIBEIRO CARDOSO.pdf

access_time18 de outubro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Titulo

POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS: a concepção de um docente do curso de história da UEMASUL

Autor (es)

Leane Fernandes Silva

|

Mariana Ribeiro Cardoso Sousa

Resumo

Estudar a cultura indígena é estudar a própria cultura. Criar condições para que haja a inclusão necessária do povo indígena na sociedade brasileira, tendo em vista que os mesmos já fazem parte dela, pois são participantes nativos da história do passado e do presente do Brasil. A inclusão só será possível se iniciar pela educação, pois é o meio pelo qual o ser humano adquiri a humanização. O presente trabalho parte da seguinte problemática: qual a concepção de professores do curso de história a respeito dos povos indígenas brasileiros? Pois é necessário compreender o processo de formação de professores para que assim haja entendimento da realidade temos na sala de aula. Os objetivos que fomentaram a pesquisa foram: analisar a concepção de professores do curso de História da UEMASUL a respeito dos povos indígenas, discutir a importância da disciplina de História e Cultura Indígena nos cursos de licenciatura da UEMASUL e analisar as implicações da percepção dos professores quanto a comunidade indígena. Como metodologia do trabalho utilizaremos a pesquisa bibliográfica, estudando autores como: Bergamasco (2008), Cunha (2012) e Santos (2006), bem como a realização de um questionário aberto com um professor do curso de História da UEMASUL. A realização deste trabalho foi construída no decorrer da disciplina de História e Cultura Indígena do VII período do curso de pedagogia da UEMASUL, tendo como coleta de dados também a visita técnica a aldeia São José no município de Montes Altos, donde foram adquiridos vastos conhecimentos que corroboraram na construção da pesquisa. Pôde-se compreender que muitos equívocos foram permeados em nosso meio sobre os povos indígenas, e permanecem entranhados em nossas memorias até os dias de hoje, aquela visão romântica e/ou de culturas atrasadas entre outros, no entanto , essa não é a realidade, é preciso reconhecer que muito pouco sabemos ainda, mas que do pouco que já se sabe está essas questões de que os povos indígenas também são agentes de suas histórias. Contudo compreendeu-se que é necessário conhecer para respeitar esses povos.

Palavras-Chave

Cultura indígena

|

Percepção dos professores

|

Formação de professores.

Mais Recente ANJOS, LEANDRO CONCEICAO DOS_NASCIMENTO, DAYANE SILVA_CARVALHO, JULLIANA SILVA ENES.pdf
Mais Antigo ALVES, RAKELL RAYS DOS ANJOS.pdf
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up