Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

SILVA, ELAINE CONCEICAO DA_SALAZAR, JAILLY FELIX.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 6 - XII EMHE (Resumos) > SILVA, ELAINE CONCEICAO DA_SALAZAR, JAILLY FELIX.pdf

SILVA, ELAINE CONCEICAO DA_SALAZAR, JAILLY FELIX.pdf

access_time18 de outubro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Titulo

EXCLUSÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO PROCESSO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Autor (es)

Elaine Conceição da Silva

|

Jailly Felix Salazar

Resumo

Considerando a prospectiva histórica da educação dos negros no Brasil onde a maior parte da população possui a pele escura, assim como sua exclusão do processo educacional e a necessidade de ampliar o campo de visão sobre as relações étnico-raciais presentes na sociedade, justifica-se a relevância de uma reflexão sobre os desafios e possibilidades concernentes à educação da população negra na contemporaneidade e entender como o referido contexto afetou a história da educação brasileira. Nesse segmento é fundamental fazer uma análise da educação desde o seu surgimento no Brasil para uma visão mais ampla sobre o processo de exclusão que perdura até os dias atuais, pois a educação dos negros, já passou por muitas mudanças, mas ainda existem critérios que precisam ser repensados, para que assim haja a inclusão, justiça e igualdade. Tendo em vista que durante muito tempo os negros foram considerados como incapacitados, ignorados e deixados de lado pela história, negados de usufruir de seus direitos, devido à predominância do preconceito e exclusão social. Partindo dessa premissa o presente trabalho, tem como objetivo discorrer sobre a exclusão dos negros na história da educação brasileira, e os mecanismos de luta e reivindicação dos mesmos, tendo como problemática, a exclusão dos negros e sua busca por participação no processo educacional brasileiro. Desse modo, o artigo demostra resultados através de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, coletando informações a partir de livros, artigos e demais materiais científicos embasados nos seguintes autores: Cavalleiro (2005), Cruz (2008), Gomes (2005) e Dias (2005). Diante da análise realizada, pode-se concluir que o racismo e a exclusão ainda são muito predominantes na sociedade e que esse é um dos motivos para a desigualdade na educação, pois o brasil é um dos países com maior contingente populacional negro e estes são os principais excluídos do processo educacional, constituindo assim um desafio para a educação promover a igualdade e valorização dos negros dentro dos espaços escolares e romper com as barreiras impostas devido a cor de pele.

Palavras-Chave

História da educação

|

Negros

|

Exclusão

Mais Recente CAMPOS, MARIZE HELENA DE.pdf
Mais Antigo VIEGAS, ALEXSANDRO MENDONCA_SANTOS, ANDRE LUIS SILVA DOS.pdf
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up