SILVA, BRUNA DE ARAUJO DA _COSTA, DYELE MARIA SOUSA DA _ SILVA, MARIA FRANCIDALVA ALVES.pdf
Titulo
CULTURA INDÍGENA: O indígena no livro didático das séries iniciais, analisando avanços e as permanências.
Autor (es)
Bruna de Araújo da Silva
|Dyele Maria Sousa da Costa
|Maria Francidalva Alves Silva
Resumo
O presente trabalho visa analisar como é apresentada a cultura indígena nos livros didáticos nas séries iniciais, como são seus avanços e quais as suas permanências. Tendo em vista que a Cultura Indígena é a nossa essência, nossas raízes, e os livros deixam a desejar quando o assunto é sobre os povos indígenas, de modo geral, nas escolas o índio é comemorado dia 19 de abril, geralmente algumas atividades, se é que podemos chamar de atividade, pintura no rosto das crianças, pena na cabeça representando o cocar, e nas apresentações as vestes são bem diferentes do que os índios utilizam no seu cotidiano. Dar ênfase e contribuição à cultura indígena nos dias atuais, pois, vale ressaltar que a cultura indígena possui um imenso universo de informações a serem estudadas e que compete ao professor realizar, inserindo o conteúdo com outras matérias e não ser trabalhado como uma disciplina isolada. Dessa forma, o ideal seria conhecer a real história de vida deles e o seu cotidiano como afirma os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001, p. 55) onde mostra que precisamos verificar a “identificação do grupo indígena da região e estudo do seu modo de vida social, econômico, cultural, político, religioso e artístico”. Diante disso, este trabalho objetiva-se: Identificar como a cultura indígena é trabalhada no espaço escolar; Analisar a cultura indígena nos livros didáticos; Averiguar a concepção dos alunos sobre os povos indígenas presentes no livro didático. Discute-se, ainda, a importância da metodologia e dos materiais didáticos como instrumentos necessários para coleta de informações dos alunos em sala de aula. Dessa forma, busca-se fundamentar teoricamente a pesquisa nos trabalhos de Bittencourt (1997 e 2013); Brasil. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008; Gatty Júnior (2009) e Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia (2001). São sujeitos desse trabalho alunos e professores de uma escola da rede municipal de ensino. Utiliza-se como instrumento de coleta de dados a observação por meio das atividades de Estágios Supervisionados. Utilizar-se-á, ainda, a entrevista semiestruturada com os sujeitos da pesquisa.
Palavras-Chave
Cultura Indígena
|Avanços e Permanências