Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

SILVA, BRUNA DE ARAUJO DA _COSTA, DYELE MARIA SOUSA DA _ SILVA, MARIA FRANCIDALVA ALVES.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 6 - XII EMHE (Resumos) > SILVA, BRUNA DE ARAUJO DA _COSTA, DYELE MARIA SOUSA DA _ SILVA, MARIA FRANCIDALVA ALVES.pdf

SILVA, BRUNA DE ARAUJO DA _COSTA, DYELE MARIA SOUSA DA _ SILVA, MARIA FRANCIDALVA ALVES.pdf

access_time18 de outubro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Titulo

CULTURA INDÍGENA: O indígena no livro didático das séries iniciais, analisando avanços e as permanências.

Autor (es)

Bruna de Araújo da Silva

|

Dyele Maria Sousa da Costa

|

Maria Francidalva Alves Silva

Resumo

O presente trabalho visa analisar como é apresentada a cultura indígena nos livros didáticos nas séries iniciais, como são seus avanços e quais as suas permanências. Tendo em vista que a Cultura Indígena é a nossa essência, nossas raízes, e os livros deixam a desejar quando o assunto é sobre os povos indígenas, de modo geral, nas escolas o índio é comemorado dia 19 de abril, geralmente algumas atividades, se é que podemos chamar de atividade, pintura no rosto das crianças, pena na cabeça representando o cocar, e nas apresentações as vestes são bem diferentes do que os índios utilizam no seu cotidiano. Dar ênfase e contribuição à cultura indígena nos dias atuais, pois, vale ressaltar que a cultura indígena possui um imenso universo de informações a serem estudadas e que compete ao professor realizar, inserindo o conteúdo com outras matérias e não ser trabalhado como uma disciplina isolada. Dessa forma, o ideal seria conhecer a real história de vida deles e o seu cotidiano como afirma os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001, p. 55) onde mostra que precisamos verificar a “identificação do grupo indígena da região e estudo do seu modo de vida social, econômico, cultural, político, religioso e artístico”. Diante disso, este trabalho objetiva-se: Identificar como a cultura indígena é trabalhada no espaço escolar; Analisar a cultura indígena nos livros didáticos; Averiguar a concepção dos alunos sobre os povos indígenas presentes no livro didático. Discute-se, ainda, a importância da metodologia e dos materiais didáticos como instrumentos necessários para coleta de informações dos alunos em sala de aula. Dessa forma, busca-se fundamentar teoricamente a pesquisa nos trabalhos de Bittencourt (1997 e 2013); Brasil. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008; Gatty Júnior (2009) e Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia (2001). São sujeitos desse trabalho alunos e professores de uma escola da rede municipal de ensino. Utiliza-se como instrumento de coleta de dados a observação por meio das atividades de Estágios Supervisionados. Utilizar-se-á, ainda, a entrevista semiestruturada com os sujeitos da pesquisa.

Palavras-Chave

Cultura Indígena

|

Avanços e Permanências

Mais Recente ALVES, RAKELL RAYS DOS ANJOS.pdf
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up