FERREIRA , ANTONIA GEANE DOS SANTOS_CARVALHO, GLEICIANE BRANDAO.pdf
Titulo
RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NO COTIDIANO ESCOLAR DE CODÓ-MA
Autor (es)
Antonia Geane dos Santos Ferreira
|Gleiciane Brandão da Silva
Resumo
Esse trabalho consiste em uma discussão historiográfica, sobre educação e relações étnico raciais no ambiente escolar a partir da cidade de Codó-Ma, tendo em vista que o Brasil constitui padrões raciais que detêm um impacto significativo sobre a população negra brasileira. Sendo assim, é de grande importância se trabalhar estes assuntos nas escolas, para conscientizar os futuros cidadãos. Nesse sentido essa pesquisa tem como foco perceber o ambiente escolar, como espaço do Ensino de História, e a história ensinada, como um local propício para se estudar a construção da identidade nacional, partindo das memórias individuais e coletivas que construíram a história desse povo. Tendo em vista que Codó- Ma encontra-se localizada a 306,4 Km da capital maranhense e sua população é composto majoritariamente por pessoas negras. A lei 10639/2003 estabelece que as diretrizes e bases da educação nacional, deve incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ´´História e Cultura Afro-Brasileira,`` assim é importante que seja efetivada no ambiente escolar, tendo em vista sua significação histórica e social. No entanto assuntos acerca das questões raciais no ambiente escolar. Segundo, Oliva (2009) Tal perspectiva parece ser contemplada também pelas indicações de que o estudo sobre as relações estabelecidas entre sociedade e grupos – localizados em dimensões temporais e espaciais sincrônicas ou diacrônicas – devem ser caraterizadas pelo respeito e reconhecimento das ´´semelhanças e diferenças, continuidades e descontinuidades conflitos e contradições sociais. Nesse sentido, o trabalho busca por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo compreender de que forma essas questões raciais que estão presentes dentro do ambiente escolar e na história ensinada para com alunos do 5º ano. Diante disso, temos em vista que estes estudos não são tão estudados, valorizada, ainda é implícita no ambiente escolar, o mesmo ainda vem sendo trabalhada de uma forma limitada e não como deveria ser trabalhada com os educandos.
Palavras-Chave
Educação
|Étnicos raciais
|Ensino de história