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O PAPEL DA ESCOLA NO PROCESSO DE AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

NEDHEL - UFMA > Eixo 6 - XII EMHE (Trabalhos Completos) > O PAPEL DA ESCOLA NO PROCESSO DE AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O PAPEL DA ESCOLA NO PROCESSO DE AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

access_time11 de outubro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
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Titulo

O PAPEL DA ESCOLA NO PROCESSO DE AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor (es)

Débora Ribeiro de Sousa

Resumo

A história da população negra no Brasil é marcada pela negação de direitos básicos, discriminações, mas também por lutas, resistências e conquistas. O Brasil é o segundo país que abriga a maior população de afro-brasileiros e mesmo com esse índice, esses sujeitos têm sido marginalizados, excluídos social e culturalmente, fato este, inscrito num longo processo histórico que procura construir ideologicamente uma suposta inferioridade de pessoas negras. No campo educacional, a relação desigual entre negros e brancos está bastante presente, e os seus reflexos podem ser vistos quando analisados os índices de acesso, permanência e reprovação de crianças, adolescentes e jovens afro-brasileiros. Diante dessas situações, construir a identidade negra de forma positiva tem sido um grande desafio, tornando-se, sobretudo, um ato político. Este trabalho teve como objetivo analisar a forma como a escola aborda a identidade afro-brasileira nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como verificar a contribuição da escola no processo de combate às desigualdades étnico-raciais. Também objetiva analisar como os professores trabalham o ensino da história e cultura afro-brasileira nas salas de aula. Portanto, procuramos nesta pesquisa, realizar uma iniciação científica no campo da etnografia. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram a observação, seguida de registros em diário de campo, além de entrevistas semiestruturadas. O universo da pesquisa foi uma escola da rede municipal de Imperatriz, Maranhão, e as observações aconteceram no período matutino, nas turmas do 1º, ao 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, durante os meses de Setembro a Novembro de 2017. Autores como Munanga (2004), Cruz (2009), Santos (2005), André (2005) embasaram o estudo. Também foi de suma importância o respaldo na Lei nº 10.639 de janeiro de 2003, bem como a Lei nº 11.645 de março de 2008, além das Diretrizes Curriculares Nacionais, voltadas para as Relações Étnico-raciais (BRASIL, 2013). Verificamos por meio desta pesquisa que, o cotidiano educacional foi apresentado a nós como espaço de muitos conflitos a serem superados no que diz respeito a afirmação da identidade afro-brasileira de meninos e meninas que nele estão inseridos. Nessa perspectiva, este trabalho constitui-se como um passo inicial em nossa trajetória de pesquisa do espaço escolar sobre as análises das atuais relações étnicos-raciais no ambiente escolar.

Palavras-Chave

Escola | Identidade | Racismo

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