Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

DESAFIOS ATUAIS APONTADOS PELOS ALUNOS EM RELAÇÃO AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE

NEDHEL - UFMA > Eixo 6 - XII EMHE (Trabalhos Completos) > DESAFIOS ATUAIS APONTADOS PELOS ALUNOS EM RELAÇÃO AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE

DESAFIOS ATUAIS APONTADOS PELOS ALUNOS EM RELAÇÃO AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE

access_time11 de outubro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Titulo

DESAFIOS ATUAIS APONTADOS PELOS ALUNOS EM RELAÇÃO AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE

Autor (es)

José Gregório Viegas Brás | Joseanne Aparecida Maramaldo Levi

Resumo

É uma pesquisa de campo, de natureza mista, com apoio bibliográfico e documental. Conforme Louro (1997), questões sobre gênero não é negar, mas constituir uma relação sobre corpos sexuados, seguindo os preceitos biologicamente orientados, mas com a valorização da construção social e historicamente demarcados. Reforçando, Foucault (1988) diz sobre a sexualidade, como uma criação social, estabelecida pelas construções dos papéis apresentados como regras a serem seguidas, sob o prejuízo de serem penalizados pela discriminação e∕ou preconceito da sociedade que legitima estas normas de acordo com seus valores. O objetivo desta pesquisa foi buscar a percepção dos sujeitos participantes na escola sobre o tema. Na metodologia foi escolhida de modo aleatório uma instituição de ensino superior, na cidade de São Luís/MA, com a participação dos alunos no 1º, 4º e 8º período no curso de licenciatura. A coleta de dados aconteceu em 2018, os questionários foram aplicados na Universidade. Na questão. Em sua opinião, quais tipos de problemas ocorrem neste estabelecimento de ensino superior, relacionados às questões de gênero e sexualidade, entre os(as) alunos(as)? – alunos(as) do 1º período, 13%, responderam: preconceito. No 4º período, 19%, responderam: olhares de rejeição gays / lésbicas. Já no 8º período, 38%, responderam: preconceito. Os dados coletados e categorizados com as variáveis: período cursado no momento da pesquisa, idade, religião, profissão, renda e questões sobre gênero e sexualidade. Nota-se que os resultados encontrados em torno do tema, apresentam, correlação com a religião, como a variável norteadora da maioria das respostas dos sujeitos participantes.

Palavras-Chave

Sexualidade | Gênero | Universidade

Mais Recente LEIS DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NO MARANHÃO IMPÉRIO: questões relacionadas ao ensino feminino (1835 – 1889)
Mais Antigo REPENSANDO A MULHER NA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up