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SANTOS, LAISA DIAS.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 5 - XII EMHE (Resumos) > SANTOS, LAISA DIAS.pdf

SANTOS, LAISA DIAS.pdf

access_time11 de outubro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
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Titulo

IDEIAS EDUCACIONAIS NOS DISCURSOS DE INTELECTUAIS DA GERAÇÃO 1870

Autor (es)

Laisa Dias Santos

|

Joaquim Tavares da Conceição

Resumo

Como fruto de pesquisa1 de doutorado em andamento, este trabalho tem como objeto de estudo os projetos educacionais provenientes do movimento intelectual, convencionalmente denominado Geração 1870. Este grupo de intelectuais, formado por médicos, advogados, engenheiros, professores, jornalistas e políticos, atuou entre as décadas de 1870 e 1889 em torno de uma causa comum: a contestação dos valores e instituições imperiais. Em meio a elaboração de teorias sociais e/ou da execução de projetos modernizadores voltados, sobretudo para projetos de nação, interessou o que esta “nova geração” apresentou em termos de ideias para o contexto educacional do império brasileiro. Assim este trabalho objetiva mapear as produções de cunho educacional produzidas por 21 intelectuais da Geração 1870, percebendo para tanto os temas, tipologia, objetivos, críticas mobilizadas pelos sujeitos analisados. Para alcançar os objetivos foi utilizada a abordagem da História dos intelectuais, segundo Sirinelli (1996), e o conceito de “habitus”, a partir de Bourdieu (1983; 2004; 2017). Nos procedimentos metodológicos utilizou-se a pesquisa documental, aliada a técnica da prosopografia, a partir de Stone (2010). Como fontes de pesquisa, foram analisadas leis, decretos, regulamentos, discursos parlamentares, artigos de jornais, manifestos partidários, memórias acadêmicas, livros, conferências e projetos de reformas da instrução pública elaboradas pela intelectualidade brasileira da geração 70. Ao entender as ideias como um habitus, ou seja, objetos de disputas e pessoas prontas para disputar o jogo, foi possível perceber que os projetos de educação de membros da geração 70 contrapunham-se ao “ensino oficial” vigente, considerado insuficiente em termos qualidade do ensino, números de escolas, métodos de aprendizagem, recursos financeiros e estruturais, como a falta de profissionais qualificados, reduzido número de alunos ao qual se destinava e adequação aos interesses da coroa e da igreja católica. Assim, foi possível considerar que as ideias educacionais de membros da geração 1870 contemplaram a instrução e civilização por meio da laicização e universalização do ensino; da educação elementar como condição democrática e de desenvolvimento da nação; e da instrução técnica como uma necessidade para os novos postos de trabalho advindos principalmente da indústria e modernização da agricultura

Palavras-Chave

Geração 1870

|

Intelectuais

|

Educação

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