Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

GUTIERRES, DAMIANA GUIMARAES_CASTRO, CESAR AUGUSTO.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 5 - XII EMHE (Resumos) > GUTIERRES, DAMIANA GUIMARAES_CASTRO, CESAR AUGUSTO.pdf

GUTIERRES, DAMIANA GUIMARAES_CASTRO, CESAR AUGUSTO.pdf

access_time11 de outubro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Titulo

OS PROFESSORES DA ESCOLA NORMAL DO PARÁ: Antônio Marques de Carvalho e Paulino de Almeida Brito

Autor (es)

Damiana Valente Guimarães Gutierres

|

César Augusto Castro

Resumo

Os professores da Escola Normal do Pará do início do século XX tinham uma formação variada, exerciam outras funções além do magistério, eram médicos, literatos, coronéis, jornalistas, escritores, autores de livros, bacharéis em Direito, entre outros. Em decorrência da escassez de professores primários no Pará, a necessidade de formação desses professores e também da sociedade em acompanhar as mudanças decorrentes advindas com as propostas republicanas e o ciclo da borracha, muitos profissionais foram chamados a aturem na área da educação para suprirem essas necessidades. Assim, este artigo insere-se no eixo intelectuais e pensamento educacional e trata sobre os professores da Escola Normal do Pará: Antonio Marques de Carvalho e Paulino de Almeida Brito. A escolha desses dois professores foi aleatória, a partir do inventário sobre nomes dos professores da Escola Normal que foi coletado nos Programas de Ensino da referida escola dos anos 1903, 1905, 1917, 1918 e 1919 e na Revista: A Escola: órgão official do ensino, resultando em 34 (trinta e quatro) nomes encontrados, sendo 30 (trinta) nomes de professores e 4 (quatro) nomes de professoras. O objetivo deste artigo é apresentar as biografias de Antonio Marques de Carvalho e Paulino de Almeida Brito, abordando como suas histórias de vida influenciaram em sua formação educacional e sua atuação como professores da Escola Normal. Elegemos como período cronológico o de atuação destes professores na Escola Normal do Pará. As fontes primárias utilizadas são os Programas de Ensino da Escola Normal do Pará, Termos de Exames, Jornais, Revistas de Ensino e as secundárias são os livros da coleção: introdução à literatura no Pará, coletados no arquivo do Instituto Estadual de Educação do Pará (IEEP), antiga Escola Normal do Pará, no seção de Obras Raras da Biblioteca Pública Arthur Vianna do Centro Cultural Tancredo Neves (CENTUR), na Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, na Biblioteca do Fórum Landi e na Hermeroteca da Biblioteca Nacional Digital. As conclusões do trabalho mostram que a formação diversificada desses professores ajudou a enriquecer suas atuações no magistério ao ampliar a sua cultura. O contato com outros profissionais, por meio das diversas funções exercidas para além do magistério, serviu como uma forma de aumentar o seu prestigio na sociedade e em consequência na escola

Palavras-Chave

Professores

|

Escola Normal do Pará

|

História da Educação

Mais Recente ALVES, ROSANA MARIA DE SOUZA.pdf
Mais Antigo SANTOS, LAISA DIAS.pdf
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up