Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

FRAZÃO,LUZINETE NASCIMENTO_ FERNANDES,VALÉRIA DUARTE DE OLIVEIRA _SOUZA FILHO,ARNALDO MENEZES DE.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 5 - XII EMHE (Resumos) > FRAZÃO,LUZINETE NASCIMENTO_ FERNANDES,VALÉRIA DUARTE DE OLIVEIRA _SOUZA FILHO,ARNALDO MENEZES DE.pdf

FRAZÃO,LUZINETE NASCIMENTO_ FERNANDES,VALÉRIA DUARTE DE OLIVEIRA _SOUZA FILHO,ARNALDO MENEZES DE.pdf

access_time11 de outubro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open
https://www.nedhel-ufma.com.br/wp-content/uploads/2019/10/-2

Titulo

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO SOCIOCULTURAL NO BRASIL: a contribuição de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Paulo Freire.

Autor (es)

Luzinete Nascimento Frazão

|

Valéria Duarte De Oliveira Fernandes

|

Arnaldo Menezes De Souza Filho

Resumo

Somos sujeitos socioculturais criativos por natureza, ocupamos um espaço social, e temos imensas possibilidades de contribuir como cidadãos. Constatamos que encontrar uma resposta para quem somos e o que queremos ser na sociedade de hoje é uma tarefa extensa. Acreditamos que o papel do educador é buscar conhecimento que sirva como instrumento de liberdade moral e intelectual para a formação da cidadania. Em outras palavras, buscar os instrumentos facilitadores dos processos de mediação sociocultural, através de meios que estimulem e desenvolvam o processo criativo. Para se tornar sujeitos socioculturais no espaço educacional, o pensamento desempenha um papel muito importante na formação do educando, uma vez que o pensamento afeta a prática social, nunca sendo separado dela. É pensando sobre o próprio pensamento que seremos mestres do nosso pensar; sendo donos dele, também seremos iniciadores do processo de análise e reflexão de nossa realidade cotidiana, na busca de quem somos e de quem queremos ser. Tais preocupações levaram alguns educadores a pensar e fazer propostas como ações socioculturais e criativas, o que contribuiu para a construção da educação no Brasil. Apresentamos aqui uma breve análise da linha do tempo, uma conexão em paralelo destas propostas, e destacamos alguns movimentos que entrelaçaram a vida de pessoas comprometidas com a educação sóciocultural como Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Paulo Freire. Delinearemos aqui um pouco da trajetória e do papel social desses educadores na busca da construção de uma educação sociocultural, participativa e criativa, tendo como pressuposto que uma das finalidades da educação sociocultural é ampliar a consciência de que a criatividade é parte do trabalho e da vida e, como capacidade pessoal pode ser desenvolvida, ou pelo contrário: inibida e bloqueada e que se constitui em um qualidade pessoal, de grupos e organizações, além de ser um bem social e do futuro da humanidade

Mais Recente OLIVEIRA, MARCO AURELIO GOMES DE.pdf
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up