Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

MORAIS, JOELSON DE SOUSA_SOUSA, ANDRESSA LAYANE DOS SANTOS.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 5 - XII EMHE (Trabalhos Completos) > MORAIS, JOELSON DE SOUSA_SOUSA, ANDRESSA LAYANE DOS SANTOS.pdf

MORAIS, JOELSON DE SOUSA_SOUSA, ANDRESSA LAYANE DOS SANTOS.pdf

access_time11 de outubro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Título

UMA TESSITURA HISTÓRICA DO SER PROFESSORA EM INÍCIO DE CARREIRA: rememorar um passado fazendo-se no presente

Autor(res)

Joelson de Sousa Morais

|

Andressa Layane dos Santos Sousa

Resumo

Este artigo, de abordagem qualitativa, trata-se de uma pesquisa que prima pelo recurso metodológico das “Histórias de vida”, tendo como instrumentos de investigação: diário de campo e observações, realizada com 03 (três) professoras iniciantes, que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental numa escola pública de Caxias-MA. O recorte cronológico compreende um contexto contemporâneo, por buscar dá visibilidade às histórias formativas do ser e fazer-se professora no século XXI, na constituição de suas identidades profissionais, mais especificamente, situadas no ano de 2014, período este em que foi realizada a investigação com as professoras iniciantes. Os objetivos do estudo são: compreender as implicações das histórias de vida na constituição da docência de professoras em início de carreira, bem como refletir acerca das potencialidades e usos das histórias de vida no desenvolvimento profissional de professoras iniciantes. O artigo se inscreve no âmbito da história da educação, em especial, no contexto maranhense, com foco na captação dos saberes e fazeres de professoras iniciantes, no cotidiano escolar, as quais são intelectuais que estão se constituindo profissionalmente mediado pelos múltiplos espaços/tempos socioculturais e históricos que atravessam suas histórias de vida ao longo do percurso existencial. A perspectiva teórico-epistemológica parte dos princípios de Josso (2010), Candau (2012), Delory-Momberger (2008), Nóvoa (2010), Catani (et al, 2003), entre outros. Os resultados evidenciam que o ser professora rememorado nas falas e histórias de vida das professoras iniciantes pesquisadas trazem inúmeras implicações profissionais por ter escolhido a docência como vida e profissão, as quais obtiveram contributos pelas suas experiências vivenciadas no passado em fazeres relacionadas à educação, bem como influência da família e das próprias escolhas pessoais para exercer a profissão docente. Portanto, pensar o passado narrando-o no presente, constitui uma outra história de ser professora, mediando outras tantas possibilidades de praticar e fazer o cotidiano nos processos de aprender e ensinar como professoras iniciantes no contexto contemporâneo.

Palavras-chave

Histórias de Vida

|

História da Educação

|

Professoras Iniciantes

Mais Recente SANTOS, LAISA DIAS.pdf
Mais Antigo RAFANTE, HEULALIA CHARALO _ NASCIMENTO, CINDI EVELI DO.pdf
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up