Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

CORREA , ANA MARIA MACIEL.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 5 - XII EMHE (Trabalhos Completos) > CORREA , ANA MARIA MACIEL.pdf

CORREA , ANA MARIA MACIEL.pdf

access_time11 de outubro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Título

ROMPENDO O SILÊNCIO E A OCULTAÇÃO DE ESTER NUNES BIBAS: Educadora e Escritora na História da Educação do Pará (1888 – 1972)

Autor(res)

Ana Maria Maciel Corrêa

Resumo

Ester Nunes Bibas nascida no município de Vigia - Pará entre 1888 e 1972 se constitui sujeito-objeto de estudo acadêmico no curso de doutorado no PPGED-UFPA: 2014-2017. Ester Nunes Bibas, mulher, professora-escritora de uma coleção didático-pedagógica, intitulada Páginas Brasileiras, cuja autora e obra encontravam-se invisíveis na atualidade pela ausência de registros e ou registros pontuais ou fragmentados Neste condicionamento, o presente artigo objetiva promover a visibilidade da trajetória desta professora normalista paraense, mediante a análise de escritos (auto) biográficos, de relatos de familiares e escritos pontuais localizados, que permitiram a construção deste texto, ainda que enxuto sob o formato de uma narrativa histórica que sinaliza os caminhos transitados e nesse formato registra a história de vida sob o olhar autobiográfico e sob o olhar de outros, assim como, seus engajamentos no âmbito da literatura como poetisa, nos movimentos por defesa de direito e movimentos políticos locais e, de maneira enfática, suas contribuições para a educação no estado do Pará, ao destacar a apreensão do pensamento educacional desta autora transcritos nos textos de sua autoria e de outros autores selecionados presentes nos livros didáticos Páginas Brasileiros endereçados ao ensino primário como suporte para o processo de ensino de professores e alunos das cinco séries da educação primária no estado do Pará. O artigo pretende trazer a tona no âmbito da pesquisa acadêmica embasada pelos caminhos da história cultural e pelas vertentes da história da mulher, história biográfica, história intelectual e sua interface com a história da educação, a mulher, professora-escritora, como novo sujeito do campo da história da educação e de maneira focalizada, as professoras primárias, enquanto sujeitos epistêmicos, intelectuais do campo da educação, sujeitos que por tanto tempo estiveram ausentes dos registros históricos, em especial da história da educação.

Palavras-chave

Educação

|

Mulher

|

Estudos biográficos

Mais Recente GUTIERRES, DAMIANA GUIMARAES_CASTRO, CESAR AUGUSTO.pdf
Mais Antigo SIMAS, THALITA MARTILIANA DE SOUSA.pdf
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up