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CARDOSO, WANESSA CARLA RODRIGUES_GUTIERRES, CARDOSO DAMIANA VALENTE GUIMARAES.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 5 - XII EMHE (Trabalhos Completos) > CARDOSO, WANESSA CARLA RODRIGUES_GUTIERRES, CARDOSO DAMIANA VALENTE GUIMARAES.pdf

CARDOSO, WANESSA CARLA RODRIGUES_GUTIERRES, CARDOSO DAMIANA VALENTE GUIMARAES.pdf

access_time11 de outubro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
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Título

REPÚBLICA, EDUCAÇÃO NACIONAL E FORMAÇÃO CÍVICA, NO PENSAMENTO EDUCACIONAL DE JOSÉ VERÍSSIMO

Autor(res)

Wanessa Carla Rodrigues Cardoso

|

Damiana Valente Guimarães Gutierres

Resumo

Este artigo tem como escopo analisar o pensamento educacional republicano de José Veríssimo Dias Matos (1857-1916), presente em sua obra A Educação Nacional (1890), e sua defesa enfática da formação da consciência nacional através da educação cívico patriótica dos indivíduos. Publicada no Pará 1890, um ano após a proclamação de república, A Educação Nacional, é considerada a mais importante obra da vertente pedagógica de José Veríssimo, onde apresenta Educação Nacional, como condição primordial ao progresso e a grandeza do país. Tecendo críticas ao sistema educativo de então, propõe mudanças necessárias a serem implementadas pelo regime republicano. Por diversas vezes ressalta o descontentamento e o ceticismo com o tipo de república implantado no país, com o sistema geral de instrução pública, e com as reformas introduzidas no primeiro governo Republicano por Benjamin Constant, descontentamento explicitado na introdução da edição de 1906, publicada no Rio de Janeiro pela Livraria Francisco Alves. (VERÌSSIMO, 1985). Veríssimo é um árduo defensor de que a educação nacional não se pode fazer senão pelo estudo da pátria, fazendo-se necessário uma reforma urgente neste ponto de nossa instrução pública. Em uma República, segundo o autor, era indispensável o conhecimento da pátria e de suas instituições para que a sociedade pudesse se desenvolver e se aperfeiçoar plenamente. Entre as ideias que permeavam seu pensamento educacional, por exemplo, a ênfase no ensino primário e a inclusão no ensino republicano de disciplinas como Cultura moral e pátria, Geografia Pátria e História Pátria, disciplinas desconsideradas no programa de ensino do Império. O autor ressalta, em Educação Nacional, a importância dos livros de leitura para esses ensinamentos, defendendo a necessidade de sua urgente nacionalização, passando a ser elaborado por autores nacionais que primassem por interesses nacionais. A educação cívico-patriótica deveria permear todos os saberes ensinados na escola, só assim ela iria cumprir sua verdadeira missão, servir ao aperfeiçoamento moral, intelectual e a nacionalidade.

Palavras-chave

Primeira República

|

Pensamento Educacional.

|

José Veríssimo

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