Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

S_M_P__M_de_A_R__V_B_D.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 4 - XII EMHE (Trabalhos Completos) > S_M_P__M_de_A_R__V_B_D.pdf

S_M_P__M_de_A_R__V_B_D.pdf

access_time12 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Título

ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: origens do debate nos cursos de pedagogia no Estado do Pará

Autor (es)

Suellem Pantoja | Monika de Azevedo Reschke | Viviane Dourado

Resumo

Este trabalho tem como objetivo demonstrar como se originou o debate acerca do ensino e da pesquisa em História da educação no Pará. Para realizar tal debate utilizamos como fonte primária o Relatório do “I Seminário de História da Educação: Ensino e Pesquisa”, realizado na Universidade Federal do Pará, no ano de 1996, evento que contou com a participação de professores, pesquisadores e alunos de graduação em pedagogia vinculados à história da educação. O seminário se constituiu como um espaço de debate, com vistas à construção de uma síntese crítica acerca do ensino e também da pesquisa no campo da história da educação, nesse sentido visou fomentar as discussões a respeito das metodologias adotadas para o ensino da disciplina “historia da educação” nos cursos de licenciatura em pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA), na Universidade do Estado do Pará (UEPA) e na Universidade da Amazônia (UNAMA). Na tentativa de traçarmos a trajetória da disciplina história da educação nos cursos de licenciatura em pedagogia das universidades já citadas utilizamos os trabalhos de Almeida-Sá (2006); Cury (1999), Tanuri (1998) entre outros. O relatório do I Seminário de História da Educação: Ensino e Pesquisa revela que não havia uma unidade de abordagem para a disciplina, a carga horária era distinta e os conteúdos abordados seguiam a classificação tradicional dos períodos históricos, assim como os extensos programas acabavam fazendo com que os educadores priorizassem determinados conteúdos em detrimento de outros. Por outro lado percebemos também que as ementas não apresentavam tópicos que contemplassem a Histó

Palavras-chave

Formação de professores | Curso de Pedagogia | História da educação

Mais Recente M_A_B.pdf
Mais Antigo R_C_C__S_F_L.pdf
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up