Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

J_A_de_S_L.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 4 - XII EMHE (Trabalhos Completos) > J_A_de_S_L.pdf

J_A_de_S_L.pdf

access_time12 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Título

LACUNAS E POSSIBILIDADES NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO: Estado da Arte

Autor (es)

João Antônio de Sousa Lira

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento do Estado da Arte das pesquisas realizadas em História da Educação do Maranhão que tem como recorte temporal o período de 1930 a 1960 e que foram produzidas entre os anos de 2013 a 2017. Utilizou-se a pesquisa Estado da Arte de caráter bibliográfico e que tem como função analisar produções acadêmicas em um determinado assunto. Utilizou-se o do Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando como descritores: história da educação, história da educação do maranhão, educação maranhense, sujeitos da história, história e memória da educação. Foram encontrados 55 trabalhos. Desses, a partir da leitura dos resumos, selecionamos 12 trabalhos que perpassam o recorte temporal do objeto de estudo do autor (1930-1960), sendo 10 dissertações de mestrado e 02 teses de doutorado. Constatou-se lacunas quanto a produção de trabalhos acadêmicos que tenham como recorte temporal em história da educação do Maranhão o período do Estado Novo e Pós-Estado Novo, bem como lacunas regionais, uma vez que os trabalhos aqui analisados têm seus objetos de estudos situados na região norte e leste maranhense. Mediante tais lacunas, estas surgem como possibilidade de reclamar elementos historiográfico da história da educação do maranhão afim de contemplar novos objetos e sujeitos.

Palavras-chave

História da Educação | História da Educação do Maranhão | Estado da Arte

Mais Recente M_da_S_S__B_F_S_B.pdf
Mais Antigo M_A_B.pdf
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up