Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

Mariana Ribeiro Cardoso Sousa

NEDHEL - UFMA > Eixo 1 - XII EMHE (Trabalhos Completos) > Mariana Ribeiro Cardoso Sousa

Mariana Ribeiro Cardoso Sousa

access_time5 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Título

A AVALIAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A LUZ DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL

Resumo

A avaliação na Educação Infantil tem um papel fundamental para que se possa haver um desenvolvimento significativo do aluno, a mesma deve estar comprometida com a aprendizagem dando condições para que a criança aprenda e se desenvolva, pois quando o professor avalia ele pode agir em cima daquilo que ele notou ser dificuldade dos alunos. Avaliar o ensino da matemática na educação infantil tem se mostrado um desafio, no instante em que se compreende as particularidades desta modalidade da educação, pois o sentido de avaliar a criança pequena foge dos testes e provas e baseia-se basicamente na observação da aprendizagem que propicia portanto o desenvolvimento da criança. A presente pesquisa parte da seguinte problemática: Como acontece a avaliação do ensino da matemática na educação infantil em uma creche municipal de Imperatriz? Tendo assim como objetivos analisar a avaliação do ensino da matemática na educação infantil a luz da teoria histórico cultural; analisar como o ensino da matemática esta sendo desenvolvido na educação infantil; identificar como ocorre a avaliação dentro do processo de ensino aprendizagem da matemática na educação infantil; verificar como a teoria histórico cultural pode auxiliar na construção do processo de avaliação do ensino de matemática na educação infantil. A pesquisa está sendo realizada em uma creche municipal da cidade de Imperatriz, em duas turmas de primeiro período, será utilizado enfoque dialético, pois existe a necessidade do diálogo entre os sujeitos pesquisados. Os dados da pesquisa estão sendo obtidos através da observação e a partir da entrevista semiestruturada. A teoria histórico cultural embasa este trabalho, pois a mesma compreende o homem como um ser histórico e cultural que se desenvolve a partir das relações com o meio social e assim se apropria de novos aprendizados podendo portanto se desenvolver em seu meio. Percebe-se então a necessidade de ter como ponto de partida para este trabalho tal concepção de homem, pois é no ambiente da sala de aula que a criança estabelece muitas de suas relações e tais relações corroboram em seu aprendizado e portanto no seu desenvolvimento.

Palavras-chave

Avaliação. Ensino da matemática. Educação infantil

Resumo

A AVALIAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A LUZ DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL

Título

Mariana Ribeiro Cardoso Sousa

Mais Recente Delcineide Maria Ferreira Segadilha
Mais Antigo Linda Sarah Bandeira Medeiros
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up