Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

Larissa de Oliveira, Alexandra Araujo Monteiro

NEDHEL - UFMA > Eixo 1 - XII EMHE (Trabalhos Completos) > Larissa de Oliveira, Alexandra Araujo Monteiro

Larissa de Oliveira, Alexandra Araujo Monteiro

access_time5 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Título

UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BACABAL-MA

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise sobre o ensino de produção textual em uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, localizada em Bacabal – Ma. Ao observarmos as aulas de produção textual e fazermos alguns diários de campo sobre ensino de produção textual na turma do primeiro ano do ensino médio da referida escola, percebemos como o processo de ensino de produção textual influencia o processo de escrita do aluno. Em razão disso temos o seguinte questionamento como ponto norteador: Como é trabalhada a produção de texto nas aulas do primeiro ano do ensino médio? Nossa investigação apoia-se na perspectiva de que é possível reconhecer através dos diários de campo a abordagem utilizada pelo professor e a influência dessa abordagem no texto dos alunos. Dessa forma, temos como objetivos: selecionar os diários de aulas sobre o ensino de produção textual, destacar através dos diários de aulas a abordagem utilizada pelo professor e mostrar como o processo de ensino se reflete no processo de escrita do aluno por meio da produção textual destes. A metodologia utilizada segue a interpretação dos textos lidos, destacando a pesquisa de campo que realizamos em uma escola pública da cidade de Bacabal. Para o desenvolvimento desta pesquisa recortamos dois diários de aulas de produção textual, e três textos dos alunos do primeiro ano do ensino médio. Fundamentamos esta pesquisa nos trabalhos de Faraco (2009), que mostra algumas contribuições para a organização das áreas de linguagem; Geraldi (2006), que fala sobre a presença do texto na sala de aula, entre outros autores. Concluímos que, o fato de a professora centralizar as suas aulas de produção textual na resolução de questões da língua portuguesa, influencia no processo de produção do aluno, que apresenta dificuldades por não desenvolver o processo de escrita.

Palavras-chave

Ensino. Produção textual. Escola Pública.

Resumo

UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BACABAL-MA

Título

Larissa de Oliveira, Alexandra Araujo Monteiro

Mais Recente Joelma da Silva Trindade, Maria do Socorro Pereira Lima
Mais Antigo Andressa Layane dos Santos Sousa, Mayane de Sousa Ferreira, Joelson de Sousa Morais
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up