Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

Fabricia Feitosa Barreto, Jheimeson Henrique Sousa Silva

NEDHEL - UFMA > Eixo 1 - XII EMHE (Trabalhos Completos) > Fabricia Feitosa Barreto, Jheimeson Henrique Sousa Silva

Fabricia Feitosa Barreto, Jheimeson Henrique Sousa Silva

access_time5 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Título

O LÚDICO COMO FATOR DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumo

A brincadeira é um instrumento indispensável na formação física, intelectual e motora do indivíduo pois por meio dela, a criança se desenvolve, tendo a possibilidade de integrar-se socialmente, além de progredir no âmbito cognitivo e perceptivo. Nessa visão, o presente trabalho tem por objetivo abordar a função do lúdico na evolução infantil dentro do espaço escolar, compreendendo o papel da instituição como agente impulsionador dessa fase da infância e contribuinte em sua experiência diária, depois da família. Buscando enriquecer a prática do cotidiano em sala de aula, a pesquisa propõe desmistificar o imaginário dessas atividades dentro do espaço educacional, apenas como distração, considerando que o papel do docente é fundamental durante essa formação nos anos iniciais. Assim, o artigo foca em analisar o poder da aprendizagem no ambiente de ensino colocando os alunos como o centro dessas atuações, tratando a brincadeira como fonte de comunicação entre eles. Outro objetivo do trabalho é constatar também como o professor pode reorganizar essas atividades no meio educacional e melhorar a qualidade dessas interações coletivas utilizando métodos atrativos para os alunos visando enriquecimento em sua aprendizagem. Por entender que esse meio promove a experiência mais concreta no desenvolvimento infantil, faz-se imperativo analisar de forma breve e sucinta, as bases que solidificam essa prática a partir do conceito chave que rege a sociologia da infância, considerando a contribuição de autores importantes para a educação brasileira que construíram a base para o ensino aprendizagem do aluno nos anos iniciais. A análise busca expor também a forma como a brincadeira tem a função de familiarizar diferentes mundos utilizando as dinâmicas e as oportunidades oferecidas por meio da convivência entre as crianças. Nessa perspectiva também é importante analisar os princípios defendidos pela LDB 9394/96 no tocante ao cumprimento dessas funções curriculares em sala de aula valorizando a cultura infantil em sua totalidade. Como suporte teórico, o trabalho utilizou as fontes bibliográficas de Piaget (1982), Vygotsky (1991) e Antunes (2003).

Palavras-chave

Ludicidade. Ambiente Escolar. Aprendizagem.

Resumo

O LÚDICO COMO FATOR DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Título

Fabricia Feitosa Barreto, Jheimeson Henrique Sousa Silva

Mais Recente Maria Evelta Santos de Oliveira
Mais Antigo Nayara da Silva Queiroz, Maria José Nélo.
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up