Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

A CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 1 - XII EMHE (Trabalhos Completos) > A CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA.pdf

A CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA.pdf

access_time4 de novembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open
https://www.nedhel-ufma.com.br/wp-content/uploads/2019/11/-3

Título

A CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autor(es)

Bruno de Oliveira Aquino

|

Matheus Maia Roque

Resumo

A prática interdisciplinar é uma importante ferramenta para a educação formadora de sujeitos sociais comprometidos com o saber integrado, trazendo-os a desfrutar de suas múltiplas faces disciplinares e buscando romper, na realidade acadêmica, as fronteiras e linguagens entre as disciplinas. Através de um estudo bibliográfico que traz célebres autores desta linha de pesquisa (FRIGOTTO, 2008; FAZENDA, 2008; MORIN, 2003, JAPIASSU, 1976; dentre outros), este trabalho consiste de forma não impositiva a discutir um conjunto de práticas interdisciplinares que, não delimitando a definição engessada, podem nortear os profissionais da área de educação e as instituições educacionais a atingirem um sistema que propicie aos discentes uma experiência para além do tecnicismo. O tema é desenvolvido em quatro capítulos, iniciando com a introdução onde são apresentados os objetivos da pesquisa bibliográfica e a justificativa para a realização da mesma, seguido do capítulo dois que discorre um arcabouço histórico partindo das transformações sociais advindas da Revolução Industrial, avançando para o modelo toyotista de produção e tecnologização na década de 1970 e finaliza com as atuais diretrizes educacionais em conjunto com o relatório da UNESCO de 1998; o capítulo três enumera em quatro tópicos as práticas interdisciplinares que partem de diferentes visões de atuação: a) das competências dos docentes, b) das práticas de pesquisa e a pesquisa-ação, c) das tipologias das práticas e d) das organizações interdisciplinares; o capítulo quatro finaliza então as discussões trazendo as posições dos autores quanto às práticas interdisciplinares apresentadas. Dessa forma, foi possível estabelecer a fundamentalidade da prática interdisciplinar para a formação integral dos sujeitos sociais e do saber científico, todavia, sem reduzi-la a um único modelo ou matriz. A prática interdisciplinar figura com a necessidade de profunda aplicação de todo corpo envolvido no setor educacional, devendo ser abordada e aplicada com as especificidades dos variados ambientes de ensino superior

Palavras-chave

nterdisciplinaridade | Práticas interdisciplinares. | Formação

Resumo

A CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Título

A CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA.pdf

Mais Recente Linda Sarah Bandeira Medeiros
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up