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SIMAS, THALITA MARTILIANA DE SOUSA.pdf

NEDHEL - UFMA > Eixo 5 - XII EMHE (Trabalhos Completos) > SIMAS, THALITA MARTILIANA DE SOUSA.pdf

SIMAS, THALITA MARTILIANA DE SOUSA.pdf

access_time11 de outubro de 2019
perm_identity Posted by Pablo Nolasp
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Título

O LEGADO DA REFORMA PROTESTANTE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autor(res)

Thalita Martiliana de Sousa Simas

Resumo

O presente trabalho analisa a influência da Reforma Protestante na história da educação moderna e do Brasil. Objetiva apresentar os antecedentes históricos da Reforma Protestante; investigar as implicações sociais, políticas, econômicas e culturais do movimento; e identificar as contribuições da pedagogia luterana à educação moderna e às práticas educacionais desenvolvidas no Brasil. Para tanto, realiza um recorte temporal da Idade Moderna, utilizando fontes históricas primárias escritas e iconográficas, bem como fontes secundárias escritas, o que culminou no emprego das pesquisas documental e bibliográfica. Durante a Idade Média, a Igreja Católica regulava vários aspectos da vida em sociedade, estabelecendo dogmas, padrões de comportamento e práticas de fé. Nesse período, a instituição exerceu o papel espiritual de cristianizar os povos, além da função secular de transmitir-lhes a cultura do mundo antigo, sendo responsável pela formação religiosa, literária, jurídica, política e técnica, o que conferiu ao clero o controle do saber. Durante a transição da Idade Média para a Idade Moderna, a Igreja entrava em crise e passou a cobrar taxas, impostos e a vender cargos eclesiásticos para arcar com seus gastos com construções, aquisições de terras, despesas militares e padrões de vida luxuoso. Em 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero passou a questionar a concessão de perdão mediante a compra de indulgências e cartas de crédito, fixando na porta da Catedral de Wittenberg, na Alemanha, as suas 95 teses, que apontavam as falhas e contradições da Igreja Católica, fato histórico considerado como marco inicial da Reforma Protestante. Constatou-se que os escritos de Lutero, disseminados em razão do desenvolvimento da imprensa, veiculavam mais do que críticas às práticas religiosas, na medida em que ele questionou, inclusive, as práticas de ensino. Identificou-se que o monge defendeu o acesso público e universal à educação; a qualificação dos professores; a implementação de escolas elementares para instruir as crianças; a reforma do ensino secundário e da universidade; e a utilização de métodos didáticos e lúdicos para facilitar a aprendizagem. Concluiu-se, neste trabalho, que Martinho Lutero foi precursor de muitas discussões que geraram mudanças em vários campos da sociedade, trazendo contribuições para a história universal, inclusive na área da educação. Dessa forma, a Reforma Protestante contribuiu para a democratização do ensino, gerando inclusão social, e influenciou de maneira decisiva a concepção de educação moderna, o que refletiu, inclusive, no Brasil.

Palavras-chave

Reforma Protestante

|

Educação

|

Martinho Lutero

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