Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BACABAL-MA

NEDHEL - UFMA > Anais (XII EMHE) > UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BACABAL-MA

UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BACABAL-MA

access_time4 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Título

UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BACABAL-MA

Autor(es)

Larissa de Oliveira | Alexandra Araujo Monteiro

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise sobre o ensino de produção textual em uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, localizada em Bacabal – Ma. Ao observarmos as aulas de produção textual e fazermos alguns diários de campo sobre ensino de produção textual na turma do primeiro ano do ensino médio da referida escola, percebemos como o processo de ensino de produção textual influencia o processo de escrita do aluno. Em razão disso temos o seguinte questionamento como ponto norteador: Como é trabalhada a produção de texto nas aulas do primeiro ano do ensino médio? Nossa investigação apoia-se na perspectiva de que é possível reconhecer através dos diários de campo a abordagem utilizada pelo professor e a influência dessa abordagem no texto dos alunos. Dessa forma, temos como objetivos: selecionar os diários de aulas sobre o ensino de produção textual, destacar através dos diários de aulas a abordagem utilizada pelo professor e mostrar como o processo de ensino se reflete no processo de escrita do aluno por meio da produção textual destes. A metodologia utilizada segue a interpretação dos textos lidos, destacando a pesquisa de campo que realizamos em uma escola pública da cidade de Bacabal. Para o desenvolvimento desta pesquisa recortamos dois diários de aulas de produção textual, e três textos dos alunos do primeiro ano do ensino médio. Fundamentamos esta pesquisa nos trabalhos de Faraco (2009), que mostra algumas contribuições para a organização das áreas de linguagem; Geraldi (2006), que fala sobre a presença do texto na sala de aula, entre outros autores. Concluímos que, o fato de a professora centralizar as suas aulas de produção textual na resolução de questões da língua portuguesa, influencia no processo de produção do aluno, que apresenta dificuldades por não desenvolver o processo de escrita.

Palavras-chave

Ensino | Produção textual. | Escola Pública.

Eixo

Eixo2 - Cultura material e patrimônio

Mais Recente OBJETOS PRECISOS PARA A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA DO PARÁ: a aquisição via casas estrangeiras.
Mais Antigo “O RELATO ESTÁ ALI, COMO A VIDA”: conversas sobre Linha do Tempo, Periodização e Didática da História.
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up