OBJETOS PRECISOS PARA A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA DO PARÁ: a aquisição via casas estrangeiras.
Título
OBJETOS PRECISOS PARA A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA DO PARÁ: a aquisição via casas estrangeiras.
Autor(es)
Marlucy do Socorro Aragão de Sousa | César Augusto Castro
Resumo
Este trabalho objetiva apresentar os materiais escolares precisos para o funcionamento do ensino primário do Pará entre 1889 e 1911, período em que as transações comerciais entre o Pará e o mercado internacional se destacaram pela economia da borracha. A capital paraense destacava-se por ser essencialmente comercial, no entanto havia um número considerável de indústrias, além de contar com agências bancárias que tratavam da movimentação financeira do estado, neste período a elevada arrecadação com a exportação da borracha, cacau e castanha. “A navegação paraense contava com seis linhas de vapores, que faziam viagens entre o porto da capital e os do sul do país, além da Europa e New- York. Pensar no processo de materialização que possibilitou o triunfo da modernidade educativa para a instrução pública no Pará, pressupõe entender a viabilização de uma nova ordem que se instaurou com o progresso e a expansão dos modelos universais, de circulação de objetos e materiais fundamentais para o provimento das escolas. A circulação internacional de modelos pedagógicos, de objetos e de pessoas, carregava o progresso, o desenvolvimento educativo e a aquisição de material escolar. O desenvolvimento da cultura material na capital paraense teve grande impacto com o desejo de modernizar os espaços urbanos, viabilizar uma nova ordem imposta pelos projetos republicanos que almejavam ares civilizados. Metodologicamente optou-se pelas análises documentais de mapas de agencias de compras da Europa e listas de materiais solicitadas à importantes casas estrangeiras. Assim, levantamos os seguintes questionamentos: Que materiais eram solicitados para a composição material do ensino primário? Que casas estrangeiras forneciam tais materiais? Associado a essa dinâmica de internacionalização de objetos e métodos de ensino com referências que se expandiram por meio de circulação de saberes universais, as análises aqui apresentadas, revelam as transações comerciais entre o governo do Pará, na representatividade do diretor geral da instrução pública e as empresas fornecedoras de materiais escolares importados de casas estrangeiras, intencionando associar as práticas culturais no campo educacional às aquisições objetos escolares. As constatações revelam que o ensino primário experimentou da modernidade educativa que circulou nos diferentes lugares do mundo, contudo esses objetos não eram suficientes para suprir as necessidades de todas as escolas do estado.
Palavras-chave
Materiais Escolares | Ensino Primário no Pará | Mercado Externo.
Eixo
Eixo1 - Métodos e Práticas de Ensino