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“O RELATO ESTÁ ALI, COMO A VIDA”: conversas sobre Linha do Tempo, Periodização e Didática da História.

NEDHEL - UFMA > Anais (XII EMHE) > “O RELATO ESTÁ ALI, COMO A VIDA”: conversas sobre Linha do Tempo, Periodização e Didática da História.

“O RELATO ESTÁ ALI, COMO A VIDA”: conversas sobre Linha do Tempo, Periodização e Didática da História.

access_time4 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
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Título

“O RELATO ESTÁ ALI, COMO A VIDA”: conversas sobre Linha do Tempo, Periodização e Didática da História.

Autor(es)

Susanna Fernandes Lima | Raquel Cristina Coelho

Resumo

Este texto visa apresentar a experiência didático-pedagógica de elaboração de Linha do Tempo pessoal com estudantes de turmas de 6º ano do Ensino Fundamental II, no contexto dos estudos introdutórios da disciplina História. Para isso, foram mobilizados conceitos elaborados por Leonor Arfuch e Jörn Rüsen, na perspectiva Biografia e da Didática da História, respectivamente. Parte-se da premissa de que ao periodizar sua história o aluno não só elabora uma reflexão sobre sua vida, como também, por meio da narrativa, estabelece marcos no tempo, o que possibilita ao estudante conceber – ou não – reinterpretações do vivido. Objetiva-se propor uma análise que se queira didático-histórica, levando em conta a educação histórica e sua recepção, sempre associada ao uso prático da disciplina História na realidade da sociedade que lhe dá origem, permitindo que se abram as portas para o letramento histórico, ou seja, para a capacidade de o estudante perceber que não basta memorizar ou decorar os fatos históricos transmitidos pelo professor ou pelo manual didático e tratá-los como “a única verdade possível”; é preciso que esse conhecimento tenha uma função, seja parte da experiência de vida do aluno, impactando em sua capacidade de ser e agir no mundo. Com este trabalho, espera-se que ocorra a aproximação do aluno com o fazer histórico, resultando na ressignificação das aulas de História, conferindo a elas o estatuto de algo ao alcance das mãos dos estudantes. Recorrer ao uso do conceito de consciência histórica, a partir do aprendizado e letramento históricos, pode permitir o redimensionamento do papel que a História, enquanto disciplina, assume no interior da escola, uma vez que as preocupações exclusivas com os conteúdos cedam espaço para o cuidado com o desenvolvimento da identidade dos sujeitos que recebem a ação do professor, nesse caso, os estudantes. Com isso, verifica-se a possibilidade de os professores atuarem sobre a consciência histórica dos alunos, promovendo a conscientização histórica, a fim de que eles cheguem à conclusão que a História, enquanto ciência e disciplina escolar, não trata apenas do passado, mas fomenta a articulação deste com o presente e o futuro.

Palavras-chave

Linha do tempo | Periodização | Periodização

Eixo

Eixo2 - Cultura material e patrimônio

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