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MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: um estudo sobre as metodologias mais recorrentes na Escola Municipal Talmir Quinzeiro-Codó-MA.

NEDHEL - UFMA > Anais (XII EMHE) > MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: um estudo sobre as metodologias mais recorrentes na Escola Municipal Talmir Quinzeiro-Codó-MA.

MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: um estudo sobre as metodologias mais recorrentes na Escola Municipal Talmir Quinzeiro-Codó-MA.

access_time4 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
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Título

MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: um estudo sobre as metodologias mais recorrentes na Escola Municipal Talmir Quinzeiro-Codó-MA.

Autor(es)

Maria Evelta Santos de Oliveira

Resumo

O ato de ler e escrever é algo bem natural e possibilita o usufruto de vários direitos cidadãos. Embora pareça algo simples, o processo de alfabetização é bem mais complexo do que se imagina, pois é por meio dele que aprendemos a ler e escrever. No entanto, no momento em que o professor se propõe a alfabetizar os seus alunos, surgem muitas dúvidas em relação a que método utilizar, qual método seria mais eficiente? Qual deles conseguiria atender as necessidades do seu alunado? Surgem como possibilidades mais usuais, os métodos tradicional, sintético, analítico e o construtivista. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo identificar quais os métodos de alfabetização são mais utilizados na Escola Municipal Talmir Quinzeiro e qual a eficácia atribuída pelos professores a tais métodos, aplicados na turma de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A pesquisa tem como eixo temático Métodos e Práticas de Ensino. É descritiva e o instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário, aplicado aos professores da referida escola, e observações realizadas no período de agosto a dezembro de 2018. Como referências foram utilizados Antunes (2003), Cagliari (1997), Faraco (1997), Soares (2003), dentre outros. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Como principal resultado, verificou-se que embora as novas diretrizes educacionais recomendem um ensino pautado no construtivismo e no interacionismo, os métodos de ensino mais utilizados pelos educadores da referida instituição, ainda são aqueles centrados na pedagógica tradicional, com predominância dos métodos tradicional, de modo que o professor ainda se configura como detentor do saber e transmissor da conhecimento, utilizando-se como principal meio a aula expositiva. Este resultado comprova a permanência do método tradicional e a resistência por parte de alguns professores em relação às novas propostas educativas. Com relação à eficiência, segundo os próprios docentes, o método tradicional pode ser considerado como o mais eficiente. Entretanto, confessaram, que em alguns momentos específicos, costumam utilizar outros métodos mais contemporâneos, na tentativa de alfabetizar os alunos que ainda não conseguiram ser alfabetizados com a metodologia empregada anteriormente. Como contribuição, o trabalho evidencia uma provável discrepância entre a teoria e a prática, em relação aos métodos de alfabetização e leva a uma reflexão sobre a necessidade de promover ações didático-pedagógicas no sentido de reduzir tais discrepâncias.

Palavras-chave

Métodos de alfabetização | Tradicional | Construtivismo.

Eixo

Eixo2 - Cultura material e patrimônio

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