Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

HISTÓRIA DO ENSINO SOCIOEMOCIONAL: os benefícios da disciplina para alunos e professores do 4º ano do CEFA

NEDHEL - UFMA > Anais (XII EMHE) > HISTÓRIA DO ENSINO SOCIOEMOCIONAL: os benefícios da disciplina para alunos e professores do 4º ano do CEFA

HISTÓRIA DO ENSINO SOCIOEMOCIONAL: os benefícios da disciplina para alunos e professores do 4º ano do CEFA

access_time4 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Título

HISTÓRIA DO ENSINO SOCIOEMOCIONAL: os benefícios da disciplina para alunos e professores do 4º ano do CEFA

Autor(es)

Andressa Layane dos Santos Sousa | Mayane de Sousa Ferreira | Joelson de Sousa Morais (

Resumo

é considerada recente, porém, em muitos lugares do mundo, educadores escrevem, aos poucos, a história dessa temática tão presente e necessária no ambiente escolar. A presente pesquisa busca refletir acerca da trajetória histórica do ensino socioemocional, aliando-o à experiência vivenciada pelos educandos do 4° ano do ensino fundamental do Centro Educacional FACEMA (CEFA). Esta investigação é permeada pela seguinte problemática: quais os benefícios trazidos pela disciplina Educação Socioemocional para os alunos e professores do 4° ano do ensino fundamental do CEFA? O objetivo geral desta pesquisa é analisar a história da disciplina de Educação Socioemocional. Os objetivos específicos são: entender o ensino da disciplina no 4° ano do ensino fundamental do CEFA; compreender os benefícios trazidos para alunos e professores com a inserção da disciplina Educação Socioemocional no currículo escolar; e conhecer os desafios enfrentados pelos docentes em relação à elaboração das aulas referentes à disciplina. Os autores que fundamentam esta pesquisa são Goleman (2001), Tacla (2014), Delors (1998) e outros teóricos que abordam a temática. Esta nova forma de ensinar está contemplada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é uma das exigências da contemporaneidade que a todo o momento se constrói como um espaço de mudança constante. Esta pesquisa se baseou na observação e na entrevista com as docentes que aplicam a disciplina na turma do 4° ano do ensino fundamental. A escola tem fornecido um número extenso de ferramentas educacionais e formativas para alunos e professores, com o apoio da Escola da Inteligência, idealizada pelo Dr. Augusto Cury (programa de educação que visa o desenvolvimento da inteligência emocional). É preciso entender que para as novas gerações, é necessário o desenvolvimento de habilidades e capacidades emocionais, sociais e afetivas, que até a algum tempo atrás eram pouco cobradas no ambiente escolar. Com a reconfiguração das metodologias de ensino, o que antes era tido como objetivo, teórico e mecânico, passou por modificações que revelaram um ensino humanizado, crítico e libertador.

Palavras-chave

História da Educação Socioemocional. | Professor | Aluno

Eixo

Eixo2 - Cultura material e patrimônio

Mais Recente OBJETOS PRECISOS PARA A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA DO PARÁ: a aquisição via casas estrangeiras.
Mais Antigo “O RELATO ESTÁ ALI, COMO A VIDA”: conversas sobre Linha do Tempo, Periodização e Didática da História.
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up