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FORM(A)ÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA: um olhar reflexivo sobre método e prática

NEDHEL - UFMA > Anais (XII EMHE) > FORM(A)ÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA: um olhar reflexivo sobre método e prática

FORM(A)ÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA: um olhar reflexivo sobre método e prática

access_time4 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
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Título

FORM(A)ÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA: um olhar reflexivo sobre método e prática

Autor(es)

Nayara da Silva Queiroz ( | Maria José Nélo

Resumo

Esta comunicação situa-se no eixo de métodos e prática de ensino com delimitação nas ações voltadas para a formação educacional do aluno do curso Letras, tendo em vista que esse aluno será o profissional atuante no ensino médio. O objeto da pesquisa são os núcleos estruturantes das disciplinas de língua portuguesa adotados no curso de Letras em duas instituições universitárias. Para tanto, o objetivo é investigar e relacionar nos explícitos dos conteúdos das disciplinas de língua portuguesa seguem as orientações do Parâmetro Nacional do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular. Nesse contexto é mister verificar se as instâncias de ensino superior ensinam a gramática em detrimento do ensino da língua em seus mais variados contextos e ou condições de uso. Sabe-se que os Parâmetros e a Base Curricular são documentos oficiais que fomentam a Lei de Diretriz e Base que buscam equacionar as desigualdades sociais brasileiras tal como sugere os estudiosos Alves (1993), Possenti (1996), Marcuschi (2002), Orlandi (2001), e Bastos (2004). De posse da leitura desses, discutir-se-á se na formação universitária se o aluno familiariza-se com as questões mais gramaticais e se ainda o futuro professor é levado a agir de forma passiva e acrítica, assumindo, assim, um papel de reprodutor, instrutor e informante, ou o contrário. A aprendizagem segundo Alves se dá por meio de uma boa prática de ensino e ainda por saberes que mediados pela linguagem nos fazem perceber o mundo em sua infinitude de conhecimentos que regulam nossas formas de pensar e sentir. Dessa forma, considerando que as discussões apontam para uma reflexão no campo da história da educação e para a importância de oportunizar um debate público sobre as contribuições acerca das práticas de ensino de línguas no Maranhão no campo dos saberes institucionalizados, este estudo tem como proposição uma análise comparativa de o aluno-docente seja autoral e capaz de proporcionar um olhar crítico e interdisciplinar sobre os saberes e as práticas que permeiam o currículo e sua função social. Para uma possível consideração conclusiva, retomar-se-á o objetivo norteador deste estudo no que se refere aos saberes e fazeres imprescindíveis a formação docente do futuro profissional.

Palavras-chave

Formação docente | Ementas | Ensino de Português

Eixo

Eixo2 - Cultura material e patrimônio

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