Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

ESTRATÉGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA PAULINHO DOS SANTOS EM TIMBIRAS (MA)

NEDHEL - UFMA > Anais (XII EMHE) > ESTRATÉGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA PAULINHO DOS SANTOS EM TIMBIRAS (MA)

ESTRATÉGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA PAULINHO DOS SANTOS EM TIMBIRAS (MA)

access_time4 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Título

ESTRATÉGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA PAULINHO DOS SANTOS EM TIMBIRAS (MA)

Autor(es)

Maria das Neves Alves Ramos | Ana Cláudia Batista da Silva | Denílson Medeiros dos Santos

Resumo

A história é uma disciplina que é oferecida desde os anos iniciais de escolarização e por esse motivo, seu ensino assume um papel de fundamental relevância para a construção e aprimoramento do conhecimento do aluno, formando assim sua consciência histórica e influenciando na sua vida social. Nesse sentido, a história deve contribuir para a percepção do discente como ser integrante e participativo, capaz de compreender e transformar a sociedade a qual está inserido. Acrescentando-se a esse aspecto, há a necessidade de se incorporar diversos meios, materiais e vozes que contribuam para a produção de conhecimento e aprendizagem de história, levando em consideração os saberes prévios do aluno e seu cotidiano. Além disso, é preciso que o professor de história esteja em constante atualização e reflexão da sua prática pedagógica a fim de diversificar suas práticas em sala de aula. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho relaciona-se ao eixo temático métodos e práticas de ensino, objetivando discutir a importância do uso estratégias diversificadas no ensino de História, tendo como tempo previsto para execução de aproximadamente dois meses. Para o desenvolvimento da pesquisa serão utilizados como referenciais teóricos, Martins (2008); Oliveira (2013); Onório e Triviso (2017) e Vieira e Toniosso (2018), além de questionários para a investigação de estratégias do ensino de história utilizadas pelos professores da escola Paulinho dos Santos em Timbiras (MA). Todo esse processo colabora numa reflexão sobre o papel do ensino da história na sociedade contemporânea e as metodologias de ensino desenvolvidas pelos professores que atuam na escola pesquisada. Pode-se constatar, a partir deste estudo, que o conhecimento histórico é indispensável ao exercício da cidadania. Nesse sentido, faz-se necessário que em determinados momentos educativos, o aluno também exerça o papel ativo, tornando-se protagonista no processo de ensino e aprendizagem. Essa prática possibilitará a compreensão do mundo que o cerca, o desenvolvimento do seu pensamento crítico e o conhecimento e construção da sua própria história.

Palavras-chave

Historia | Estratégias de ensino | Conhecimento

Eixo

Eixo2 - Cultura material e patrimônio

Mais Recente ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICI Uma Reflexão Sobre a Prática e Ensino.
Mais Antigo REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA: uma análise sobre a prática docente e do livro didático
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up