Search for:
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos
  • phone (98)3272- 9306
  • email nedhelcontato@gmail.com
  • Home
  • Contatos
  • Logon
NEDHEL - UFMA
  • Home
  • Quem Somos
  • Nossa Equipe
  • Últimas Notícias
  • XIII EMHE
    • Apresentação
    • Programação
    • Comissões
    • Normas
    • Cronograma
    • Prazos e Valores
    • Faça sua Inscrição
  • Eventos Anteriores
    • XII EMHE
      • Apresentação
      • Normas para Inscrições
      • Submissão de Trabalhos
      • Prazos e Valores
      • Comitês
      • Cronograma
      • Programação
      • Eventos
      • Anais
  • Contatos

ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICI Uma Reflexão Sobre a Prática e Ensino.

NEDHEL - UFMA > Anais (XII EMHE) > ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICI Uma Reflexão Sobre a Prática e Ensino.

ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICI Uma Reflexão Sobre a Prática e Ensino.

access_time4 de setembro de 2019
perm_identity Postado Por Pablo Nolasp
folder_open

Título

ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICI Uma Reflexão Sobre a Prática e Ensino.

Autor(es)

Estela Marques Dias | Mirelle Brandão Alves | Alexandra Benassuli Viana

Resumo

O Ensino de História nos anos inicias proporciona aos alunos uma ampla reflexão sobre os processos de mudanças que ocorrem no mundo possibilitando o interesse pela investigação e a pesquisa, além disso, o ensino de História também tem como uma de suas funções, propiciar momentos para construção do pensamento crítico, voltado para a formação de sujeitos históricos capazes de transformar sua própria realidade. Diante desses fatos, compreende que a prática pedagógica no ensino de História passou por diversas transições ao longo dos anos, o que possibilitou importantes mudanças na forma de pensar e agir sobre a História atualmente. Sendo assim, o presente trabalho objetivou refletir sobre diferentes práticas de ensino presente na disciplina de História ministrada em algumas escolas públicas de ensino fundamental na cidade de Codó-Maranhão. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica para identificar as diversas transformações sofridas no ensino de História no Brasil e assim perceber a importância da formação da consciência histórica dos alunos com base na prática pedagógica voltada para este ensino. É importante informar-se também sobre os documentos que trazem orientações necessárias para um melhor trabalho dessa disciplina na sala de aula. Desse modo, procuramos investigar como funciona esse ensino na cidade de Codó- Maranhão. Antemão foi realizado uma pesquisa de campo em duas escolas no terceiro e quarto ano do ensino fundamental, utilizando como principais instrumentos de pesquisa, a observação e anotações. Assim, diante das informações coletadas, que apesar das conquistas adquiridas acerca do ensino de História, ainda é bastante comum ver que as aulas são executadas de forma tradicionais, onde as atividades são elaboradas com base na repetição e memorização de informações, além disso, as aulas de História são aplicadas no mesmo tempo que a aula de Geografia não havendo distinção entre as áreas o que dificulta a aprendizagem dos alunos. Também constatamos que é dada pouca importância para essa disciplina, devido das diversas dificuldades encontradas no ambiente da sala de aula, como o analfabetismo, alta taxa de repetência, péssima infraestrutura, falta de recursos didáticos, exigência da aprendizagem nas disciplinas de Matemática e Português, sobrecarga de trabalho sofrido pelo professor entre outros fatores.

Palavras-chave

Ensino de História | Prática Pedagógica. | Ensino Fundamental.

Eixo

Eixo2 - Cultura material e patrimônio

Mais Recente O LÚDICO COMO FATOR DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Mais Antigo A AVALIAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A LUZ DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL
Search for:

Logo Light

O Nedhel no Maranhão, afigura-se da maior relevância como iniciativa interdisciplinar, na medida em que procurará aliar os diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas, em especial as áreas de Biblioteconomia, História e Educação.

Posts recentes
  • Orientação para Lançamento de Livros
  • Aviso de alteração de data – XIII EMHE
  • ORIENTAÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS
  • XI EMHE E II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A HISTÓRIA DO LIVRO DA LEITURA E DAS BIBLIOTECAS 2018
  • X EMHE 2017
© 2022 Nedhel - UFMA :: Todos os direitos reservados
keyboard_arrow_up